Correio da Manha

TEXTOR E ‘REI DOS FRANGOS’ NA COMPRA DAS AÇÕES DE VIEIRA

BENFICA EXIGE CONHECER TODA A INFORMAÇÃO. CM REVELA CIRCUITO DO NEGÓCIO

- PEDRO NEVES DE SOUSA/FILIPE ANTÓNIO FERREIRA

Oc i r c ui t o da venda das ações que Luís Filipe Vieira detém da Benfica SAD deverá passar por José António dos Santos, empresário conhecido como ‘Rei dos Frangos’, e John Textor, investidor norte-americano. Ao que o CM apurou, o ‘Rei dos Frangos’ será o comprador das ações de Vieira e irá revendê-las a Textor.

Santos e Textor assinaram um contrato promessa de compra e vendadeaçõ­esdaBenfic­aSAD,no qual o ‘Rei dos Frangos’ compromete­u-se a vender ao investidor americano ações equivalent­es a 25% do capital social da Benfica SAD. Para atingir esta percentage­m, são necessária­s as ações detidas por Vieira. Na altura, Vieira mostrou-se disponível para vender as ações, mas disse que tinha de falar com a direção do Benfica, para saber se o clube queria exercer o direito de preferênci­a.

A direção do Benfica acredita que Textor é o autor da proposta para comprar 3,28% das ações que Vieira detém da SAD encarnada, apurou o CM. O investidor norte-americano já afirmou que quer entrar no capital social da SAD. “Vou oferecer-me para comprar ações a qualquer acionista que queira sair”, disse em julho.

Contudo, fonte próxima do processo disse ao CM que a direção agora liderada por Rui Costa não descarta que o anúncio de Vieira – de uma proposta de 5,878 milhões de euros para a venda de 753 615 ações – seja um ‘bluff’. Por isso, exige ao anterior presidente que informe quem é o interessad­o nas ações e as formas de pagamento. “Só ao Benfica e em momento oportuno é que revelarei quem é o interessad­o”, disse em exclusivo ao CM Luís Filipe Vieira.

A direção encarnada tem até ao dia 15 de setembro para informar se cobre ou não a proposta que Vieira tem em mãos. Contudo, sabe o CM, só fará até lá se tiver na sua posse toda a informação que considere necessária. O Benfica, segundo os estatutos da SAD, para além do direito de preferênci­a, pode vetar a operação, se se comprovar que o comprador seja um concorrent­e direto (se fosse o Sporting ou FC Porto, por exemplo).

Apesar de estar demissioná­ria (novas eleições acontecem no próximo dia 9 de outubro), estes órgãos sociais entendem que tem plenos poderes para decidir sobre o tema, apurou o CM.

A direção do Benfica vai reunir-se de emergência “nos próximos dias” para decidir sobre o direito de preferênci­a das ações da SAD detidas pelo antigo presidente Luís Filipe Vieira, que se demitiu das águias no passado dia 15 de julho após ser detido no âmbito da operação Cartão Vermelho.

VIEIRA DISSE AO CM QUE VAI INFORMAR O BENFICA EM “TEMPO OPORTUNO”

 ??  ?? Luís Fi l i pe Vi ei r a
quer vender as ações que comprou em 2001 por cinco euros (cada)
Luís Fi l i pe Vi ei r a quer vender as ações que comprou em 2001 por cinco euros (cada)
 ??  ?? John Text or esteve em julho em Lisboa e falou sobre a vontade de comprar parte da SAD. O norte-americano tem um direito de preferênci­a de 25%
John Text or esteve em julho em Lisboa e falou sobre a vontade de comprar parte da SAD. O norte-americano tem um direito de preferênci­a de 25%

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal