Correio da Manha

Viva o consenso

- João Vaz Jornalista

Pode-se mudar Lisboa com sete vereadores eleitos frente a uma oposição maioritári­a de 10? Carlos Moedas afirma que sim, confiante nas armas do consenso. Na situação vigente, esta é uma novidade a juntar à surpresa da vitória da coligação liderada pelo PSD na câmara de Lisboa. O vencedor de domingo argumenta com a sua experiênci­a na Comissão Europeia, onde se habituou a negociar com o mais aberto leque partidário e recebeu elogios de todos os lados.

O projeto Lisboa de Carlos Moedas, que ele apresenta como único na sua vida político-partidária, tem, contudo, muitos escolhos. A política portuguesa desenvolve há 20 anos uma radicaliza­ção espalhafat­osa. Forças partidária­s que divergem na política europeia, consideram-se parceiros privilegia­dos ao nível interno. E acontece o mesmo no vice-versa: os antagonist­as nas opções governativ­as nacionais são aliados inevitávei­s no concerto dos Estados europeus. Contra este anacronism­o,

Rui Rio tem dado o corpo às balas e conseguiu os primeiros frutos da sua teimosia nas Autárquica­s de domingo. O mais difícil será, porém, passar à prática, com êxito, concertaçõ­es que se demonizara­m com exorcismos falsos.

Nas eleições na Alemanha, também no domingo, o vencedor e previsível sucessor da democrata-cristã Ângela Merkel foi o candidato da oposição social-democrata que, curiosamen­te, é ministro das Finanças do governo em funções e, apesar desta coligação de opostos, os partidos extremos da direita e da esquerda perderam votos e lugares de deputados.

O consenso é o único caminho verosímil para Carlos Moedas e a sua equipa de coligação partidária que inclui independen­tes. Imagina-se a deceção da oposição maioritári­a que só se pode queixar da sua própria toleima. Deseja-se que os radicalism­os serôdios sejam derrotados pela determinaç­ão de fazer melhor por Lisboa e pelos lisboetas, com transparên­cia.

RUI RIO TEM DADO O CORPO ÀS BALAS

E CONSEGUIU OS PRIMEIROS FRUTOS

DA SUA TEIMOSIA

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal