Correio da Manha

Belém vê Moedas como uma reserva futura do PSD

-

Marcelo Rebelo de Sousa estará a encarar a vitória de Carlos Moedas, em Lisboa, como um sinal político de que o novo autarca “é uma reserva do partido [PSD]” para voos mais altos no futuro. Vista do Palácio de Belém, a vitória inesperada de Moedas na capital tenderá a criar uma expetativa elevada nos sociais-democratas. A leit ura polí t i ca tenderá a ser esta: “Se ganha em Lisboa, pode ganhar no País.”

Ao que o CM apurou, o Presidente da República terá considerad­o o feito de Moedas “uma vitória muito importante em Lisboa.” Marcelo Rebelo de Sousa não terá dúvidas de que “ele [Moedas] tinha peso por ele [no PSD], mas agora ganha peso eleitoral.”

Ao mesmo tempo, esta vitória imporá também um limite à atuação política de Moedas: ao assumir um compromiss­o com o eleitorado, terá de cumprir o mandato de quatro anos.

No Palácio de Belém, a vitória de Moedas na capital estará também a ser encarada como uma mudança no clima político, de acordo com a edição de ontem do Público. E, ainda segundo este diário, o Presidente da República estará a prestar uma cuidada atenção ao “quando” e ao “como” o ambiente político irá mudar, ao longo do tempo.

O Presidente da República não fez ainda comentário­s sobre os resultados das últimas eleições. No dia seguinte às autárquica­s, Marcelo Rebelo de Sousa reafirmou a necessidad­e de o País manter a estabilida­de: “Crises políticas nos próximos dois anos não fazem sentido, importa que haja Orçamento do Estado para 2022 e 2023.”

PRESIDENTE JÁ DISSE QUE É IMPORTANTE MANTER ESTABILIDA­DE POLÍTICA

 ?? ?? Marcelo Rebelo de Sousa estará atento ao novo clima político
Marcelo Rebelo de Sousa estará atento ao novo clima político

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal