Correio da Manha

Político suspeito de querer matar o PM

AMEAÇA Arnoud van Doorn, antigo militante da extrema-direita, foi detido e interrogad­o por mais de 30 horas após seguir Mark Rutte pelas ruas de Haia e adotar “comportame­nto suspeito”

- RICARDO RAMOS

Ocontrover­so político holandês Arnoud van Doorn, antigo militante da extrema-direita, foi detido no fim de semana em Haia por suspeita de planear atentar contra a vida do primeiro-ministro, Mark Rutte. O advogado diz que se tratou de um exagero da polícia e garante que o seu cliente está inocente.

Van Doorn foi preso pela polícia por “comportame­nto suspeito” depois de, segundo as autoridade­s, ter seguido Rutte pelas ruas de Haia e ter estado perto dele num café e num

SUSPEITO FOI CONDENADO POR POSSE DE ARMA E VENDER DROGA A MENORES

ginásio. Chegou ainda a cruzar-se com a viatura do PM quando este regressou a casa.

Após ser detido, Van Doorn foi levado para a esquadra, onde passou a noite, tendo sido interrogad­o durante mais de 30 horas. Acabou por ser libertado na segunda-feira sem qualquer acusação. O advogado confirmou que o político foi detido por suspeita de planear matar Rutte e acusou a polícia de ter agido de forma “pouco razoável”. “Foi tudo muito dramático”, acusou.

O incidente só foi revelado ontem, um dia depois de a polícia ter anunciado que reforçou a segurança de Rutte por receio de que seja alvo de uma tentativa de assassinat­o ou sequestro de grupos criminosos organizado­s. As duas situações não estarão relacionad­as.

Arnoud van Doorn é uma figura controvers­a da política holandesa. Antigo militante do Partido da Liberdade, de Geert

Wilders (extrema-direita), saiu em 2011 para se converter ao Islão e formar o Partido da Unidade, pelo qual foi eleito vereador em Haia. Foi ainda condenado em tribunal por posse de arma ilegal, divulgação de documentos secretos e venda de droga a menores.

 ?? ?? 1Polícia reforçou segurança de Rutte após ameaças recentes 2 Arnoud van Doorn foi libertado na segunda-feira
1Polícia reforçou segurança de Rutte após ameaças recentes 2 Arnoud van Doorn foi libertado na segunda-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal