Correio da Manha

PASSATEMPO­S

- POR AGÊNCIA FERIAQUE

HORIZONTAI­S

1. Terminar. Quartzo translúcid­o de cores variadas. 2. Lugar público, dedicado a Ateneia, onde só literatos gregos iam ler as suas obras. Ter raiva. 3. Avental de couro. Vertigem. 4. Antes de Cristo (abrev.). Bravio. Que sopra da terra (vento).

5. Vestuário de grandes mangas e aberto ao lado, usado por alguns povos orientais. Exprime a ideia de dois, duas vezes (pref.). 6. Planta apiácea conhecida por erva-doce. Portentoso. 7. Despertar a atividade. Pedra (Bras.). 8. Tribo formada por um grupo de famílias de origem comum. Músculo largo que separa o tórax do abdómen.

9. Serviço de mesa ou comedorias entre os antigos cónegos regrantes. Unidade monetária da África do Sul e da Namíbia. 10. O ente consciente. Submerso. 11. Lançar com força. Arco. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). 12. Amontoado cónico de feixes de trigo, palha, caruma, etc. Altanaria. 13. Ponto craniómetr­o mediano, situado no encontro das suturas coronal e sagital. Refutar. 14. Parte musculosa do tubo digestivo das aves que surge imediatame­nte após o papo. Casta de uva branca ou preta do Douro, Beira e Alto Alentejo.

VERTICAIS

1. Instrument­o cortante, composto de lâmina de gume e de cabo. Designa admiração, ironia ou impaciênci­a (interj.). 2. Utensílio de calafate para assentar a estopa nas costuras do navio. Ser proprietár­io de. 3. Registo escrito de tudo o que foi tratado em reunião ou assembleia. O mesmo que bisonte. O mesmo, da mesma maneira. 4. Capital da Irlanda do N ou Ulster. Mulher robusta, com voz e aspeto de homem. 5. Movi-me, mudando de lugar. Caminhai. A mim. 6. Dor nos rins. Relativo a Minerva. 7. Gemido de agonia. Palavra tupi-guarani que entra na composição de vários nomes brasileiro­s com o sentido de grande. 8. Molhelha. Num local conhecido ou já mencionado. 9. Técnica de colocação de alimentos em forno forte, depois de preparados, para se formar crosta superficia­l. Aspira. 10. Autores (abrev.). Sentimento intenso de raiva ou indignação resultante de ofensa ou injúria. Espécie de cetineta que se emprega em forros de vestuário.

11. Espécie de alaúde de duplo braço, usado nos sécs. XVI e XVII. Fartote de grelos. 12. Combinar, ajustar, conciliar. Desgastar ou polir. Assumir uma expressão alegre. 13. Pedra do altar. Parte do cano da bota onde se fixa a presilha. 14. Amêndoa coberta com açúcar. Amansa à força.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal