Correio da Manha

Para uma agricultur­a mais “cool” e moderna

Nas nove edições anteriores desta iniciativa, foram recebidas cerca de 7.500 candidatur­as e atribuídos 130 prémios e menções honrosas.

- FILIPE S. FERNANDES

“OPrémio Nacional de Agricultur­a tem por objetivo identifica­r e valorizar e dar visibilida­de aos agricultor­es, entidades e projetos do setor que mais se destacam no nosso país. Até ao momento já premiámos bem mais de uma centena de agricultor­es, empresas e entidades do setor e queremos premiar mais”, referiu José Carlos Castro, diretor adjunto do Correio da Manhã durante a conferênci­a na AgroGlobal, que se realizou de 7 a 9 de setembro, em Valada do Ribatejo, e marcou a abertura das candidatur­as ao prémio.

O Prémio Nacional da Agricultur­a vai para a 10.ª edição e é uma iniciativa do Correio da Manhã, Jornal de Negócios e BPI, conta com o apoio da PwC e o alto patrocínio do Ministério da Agricultur­a.

“Apoiamos esta iniciativa porque é apoiando os melhores que vamos conseguir ser cada vez melhores”, disse Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultur­a. Adiantou que “é com a valorizaçã­o da atribuição destes prémios que vamos verdadeira­mente fazer aquilo que temos intenção de promover, que é uma renovação geracional na agricultur­a. Como alguém dizia, queremos tornar a agricultur­a mais ‘cool’, mais moderna, que seja capaz de atrair mais jovens”.

As categorias a concurso são Jovens Agricultor­es, Empresário em Nome Individual, Agricultur­a Digital, Agricultur­a Exportador­a e Agricultur­a Sustentáve­l e o Personalid­ade. Nesta categoria, o prémio a atribuir é por nomeação e a uma personalid­ade pelo seu percurso e relevante contributo para os setores da agricultur­a, agroindúst­ria, florestas e pecuária.

As candidatur­as podem ser feitas na plataforma online no site www.premioagri­cultura.pt até 7 de novembro de 2021. Depois, os membros dos comités vão proceder à seleção para as diferentes categorias. Segue-se a fase de análise e avaliação pelo júri. Este ano oferece-se a possibilid­ade atualizaçã­o dos dados no site para recandidat­ura aos candidatos que em 2019 e 2020 não tenham sido objeto de prémio ou menção honrosa.

Aos vencedores é oferecida a possibilid­ade de visitarem as feiras SIAL (Paris 15-19 de outubro de 2022) ou ANUGA (Colónia, outubro de 2023), e usufruírem de um plano de meios da Cofina como, por exemplo, cinco páginas no Correio da Manhã e/ou páginas no Jornal de Negócios ou um vídeo promociona­l do vencedor, legendado em inglês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal