Correio da Manha

Alemã 42 horas perdida na serra

SUSTO Foi fazer trilho e acabou perdida e a dormir duas noites ao relento

- MÁRIO FREIRE

Uma a l e mã a ma n t e d e aventura, de 27 anos, esteve 42 horas perdida na serra da Estrela, onde dormiu ao relento duas noites. Foi encontrada ontem, após ter ouvido o helicópter­o das equipas de busca. Estava apenas desidratad­a e com ligeiras escoriaçõe­s.

Tudo começou na segunda-feira. Isabella Klemente, residente no Porto, entrou num trilho da serra entre o Sabugal e a Lagoa Comprida. Pelas 21h00 ligou ao namorado, na Alemanha: estava desorienta­da, sem conseguir regressar ao carro, o telemóvel a ficar sem bateria e fraca rede. Ainda assim, disse estar preparada para pernoitar na serra e tentar regressar no dia seguinte à estrada para pedir ajuda. O namorado não a conseguiu contactar mais e na 3ª feira à tarde avisou uma amiga de Isabella, no Porto. Esta alertou as autoridade­s e, pelas 18h00, já havia buscas “mesmo sem grande informação”, sublinhou Carlos Fernandes, da equipa de busca e resgate em montanha da GNR.

As buscas mobilizara­m bombeiros, vigilantes e GNR, com cães, drones com sensores térmicos e um helicópter­o.

I s a bel l a f oi e ncontrada à s 15h15 de ontem. “Ouviu o voo, foi para uma zona mais alta e gesticulou a pedir socorro”, contou Carlos Fernandes. A mulher foi retirada pelo héli e assistida pelos bombeiros de São Romão. “Estava consciente e colaborant­e. Tinha muita sede”, contou Nuno Monteiro, comandante dos bombeiros. Isabella vive em Portugal há um ano, estando em teletrabal­ho ao serviço de uma multinacio­nal alemã.

OUVIU O HELICÓPTER­O DAS BUSCAS E FOI GESTICULAR PARA ZONA MAIS ALTA

 ?? ?? 1 A ambulância
em que foi assistida e levada ao hospital 2 O carro deixado no início do trilho 3 Helicópte
ro que localizou a alemã 4 Isabella
Klement esteve perdida dois dias
1 A ambulância em que foi assistida e levada ao hospital 2 O carro deixado no início do trilho 3 Helicópte ro que localizou a alemã 4 Isabella Klement esteve perdida dois dias
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal