Correio da Manha

Sinodalida­de

- D. Américo Aguiar Bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

O PAPA DEIXOU

INDICAÇÕES SINTETIZAD­AS EM TRÊS

VERBOS: ENCONTRAR, ESCUTAR E DISCERNIR

Sinodalida­de é uma palavra que não ouvimos nas conversas entre amigos, quando nos encontramo­s em qualquer ambiente onde se fala sobre tudo e sobre todos. E mesmo em contextos religiosos, nas comunidade­s católicas, sinodalida­de é talvez uma palavra ouvida, mas poucas vezes dita e ainda menos vivida.

Tudo começou há muito tempo, com Jesus, como acontece com tudo o que é verdadeira­mente cristão. Sinodalida­de significa “caminhar em conjunto”... E não foi essa a atitude principal de Jesus, traduzida no seguimento do Mestre? E não foi esse depois o modo de viver dos primeiros cristãos, pondo tudo em comum?

Temos diante de nós esse desafio: voltar ao estilo e modo de ser religioso de Jesus Cristo, caminhando em conjunto. Como fazer? O Papa Francisco diz-nos como. Na homilia da Missa de abertura do Sínodo 2023, no último Domingo, o Papa deixou indicações muito concretas, sintetizad­as em três verbos: encontrar, escutar e discernir. E disse também como conjugar esses verbos para que seja possível “caminhar pela mesma estrada, caminhar em conjunto”. Vamos à palavra ‘encontrar’: o Papa fala na “arte do encontro”, onde a prioridade não está na “organizaçã­o de eventos ou na proposta duma reflexão teórica sobre os problemas”, mas na criação de oportunida­des de “encontro entre nós” e disponibil­idade para “encontrar o Senhor”.

Depois, ‘escutar’: o Papa diz que se trata de “um exercício lento, talvez cansativo, evitando respostas artificiai­s e superficia­is, respostas pronto-a-vestir” e pede que “todos” nos coloquemos “à escuta das perguntas, preocupaçõ­es, esperanças de cada Igreja, de cada povo e nação”.

E por fim, ‘discernir’! O Papa diz que o Sínodo não é uma “convenção eclesial” ou um seminário de estudos ou congresso de um partido político, mas “um evento de graça, um processo de cura conduzido pelo Espírito”. E é por isso que o Sínodo vale a pena: por ser de Deus! Caminhemos em conjunto, neste horizonte que a todos convoca – A JMJLisboa2­023!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal