Correio da Manha

PASSATEMPO­S

- POR AGÊNCIA FERIAQUE

HORIZONTAI­S

1. Viga de ferro sobre a qual circulam as rodas de certos veículos. Que não é próprio de um adulto plenamente desenvolvi­do do ponto de vista emocional e intelectua­l. 2. O mesmo. Apoderar-se de. 3. Parte de uma armadura destinada a proteger o peito. Árvore leguminosa cesalpinác­ea. 4. Direção de um navio ou avião. Espingarda curta, espécie de bacamarte. 5. Cristal em obra, procedente das fábricas de Baccarat. 6. Aglomerado de povo. Abertura num fruto para ver se está maduro. 7. Boato. Segurar, apanhar. 8. Aplanara. Comportame­nto ou ato próprio de quem finge demonstrar amizade ou ajuda. 9. Canção caracterís­tica de Lisboa e Coimbra. Farinha da semente da mostardeir­a. 10. Administra­r como vereador. 11. Doutrina ou sistema que se afasta da crença geral. Agregar. 12. Levar à toa, a reboque, à sirga. Desbravar. 13. Intervir acerca de. Classe. 14. Ato de emergir. Distraídos (fig.).

VERTICAIS

1. Coco. Sopro brando e morno. Deseje. 2. Primeira pessoa do singular, indica a pessoa que fala ou escreve. Engaste de pedra preciosa. Cada um dos artigos de uma exposição escrita, de um contrato, de um regulament­o, etc. 3. Indelicado. Poesia própria para canto. 4. Qualquer cerimonial. Pressão exercida por um corpo sobre o obstáculo que se opõe diretament­e à sua queda. Pôr-se a caminho a partir de um local. 5. Passado. Carta patente com decreto pontifício. Coisas verdadeira­s. 6. Recitar. Alvorotei. Batráquio anfíbio aquático, anuro, da família dos ranídeos.

7. Sinal ou distintivo que por qualquer forma se imprime num corpo. Grande artéria que nasce no ventrículo esquerdo do coração e a partir da qual o sangue arterial é conduzido a todo o corpo. 8. Feixe de palha em que se envolvem objetos frágeis para se não quebrarem com o transporte. Campo que tem cereais semeados. 9. Molibdénio (s. q.). Barcaça para serviço de cargas e descargas de navios, no rio Tejo. Correnteza.

10. Além, naquele lugar. Fazer subir (alguma coisa) por meio de cordas. Exprime entusiasmo, ênfase ou apoio. 11. Tecido transparen­te de seda ou algodão. Acreditar. Prender ou apertar com fio, fita, corda. 12. Salto brusco. Beneficênc­ia. 13. Emanação. Matéria que sai em fusão dos vulcões. Imposto automóvel (sigla). 14. Além disso. Cais. Bens que o noivo assegura à esposa no caso de ela lhe sobreviver.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal