Correio da Manha

Perícias informátic­as atrasam acusação

PROVAS Depoimento do menor é tido como credível e será o elemento mais forte do processo DILIGÊNCIA do telemóvel e computador do pároco Luís Miguel Costa são passados a pente fino pela Polícia Judiciária Conteúdos

- TÂNIA LARANJO

Odepoiment­o do jovem, hoje com 14 anos, é uma das provas mais determinan­tes do processo contra o padre Luís Miguel Costa. O testemunho é considerad­o credível e é sustentado pelas mensagens que o pároco lhe enviou nos momento seguintes após o ter tentado beijar na casa de banho.

Faltam as perícias informátic­as ao telemóvel do padre e ao seu computador - cujos dados foram apreendido­s pela Polícia Judiciária de Coimbra - o que faz com que a acusação não seja para já deduzida. O processo ainda se encontra na PJ e só depois seguirá para o Ministério Público.

Também segundo o CM apurou, o padre ainda não foi ouvido pelo magistrado do MP. Terá sido apenas constituíd­o arguido quando foi alvo de buscas e deverá ser interrogad­o ainda antes da dedução da acusação.

Também os funcionári­os do enoturismo onde os abusos terão acontecido - uma propriedad­e em S. João de Lourosa, do vereador João Paulo Gouveia - serão testemunha­s no processo.

Segundo o CM apurou, não haveria qualquer ligação entre o padre e o menor, sendo que se conheceram naquele dia. A vítima estava acompanhad­a do pai e de um grupo de amigos quando convidaram o padre para se juntar a eles, durante u ma p r o v a d e v i n h o . L u í s

Miguel Costa terá aproveitad­o um minuto de distração dos adultos para pedir ao rapaz que escrevesse o seu número de tel e móvel n u m g u a r d a n a p o , avançando para uma investida sexual quando o menor foi à casa de banho.

“O que fiz foi para proteger os filhos dos outros. Não quero que mais nenhuma criança sofra o que o meu filho sofreu”, disse o pai ao CM, escudando-se em fazer qualquer comentário por o processo estar em segredo de justiça.

PAI DISSE AO CM NÃO QUER QUE VOLTE A ACONTECER COM OUTRAS CRIANÇAS

 ?? ?? 1Igrej a de São J o ã o d e Lourosa receb e u a ú l t i ma mi s s a d a d a pelo padre, no mês d e a g o s t o . No f i n a l d i s s e aos fiéis que estava a precisar de férias 2Luís Mi - g u e l Cost a foi suspenso pelo bispo de Vi s e u
1Igrej a de São J o ã o d e Lourosa receb e u a ú l t i ma mi s s a d a d a pelo padre, no mês d e a g o s t o . No f i n a l d i s s e aos fiéis que estava a precisar de férias 2Luís Mi - g u e l Cost a foi suspenso pelo bispo de Vi s e u
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal