Correio da Manha

Educadora maltrata bebé de 14 meses

CHOQUE na creche Pais apercebera­m-se de mudança de comportame­nto da filha devido a agressões VÍDEO Situação de violência foi filmada e divulgada publicamen­te nas redes sociais

- INÊS B. FREIRE/JOÃO C. RODRIGUES

Maria (nome fictício), que tem apenas 14 meses, mudou de comportame­nto nos últimos dias. A mãe reparou nessa brusca mudança – “muito menos reativa do que costuma ser”, confidenci­ou a amigas. Mas o choque chegou durante o fim de semana, quando um vídeo, que começou a circular nas redes sociais, mostrou a funcionári­a de uma creche, em Oeiras, a bater num bebé enquanto lhe dava de comer à força. A vítima era Maria, que frequenta a creche O Pombal, em Oeiras, e a agressora a mulher que dela devia cuidar.

O caso foi participad­o à PSP ainda no domingo e ontem, após diligência­s junto da creche e da família da menina, a funcionári­a foi localizada e levada à esquadra. Os pais avançaram com procedimen­to criminal contra a suspeita e esta constituíd­a arguida. Ainda assim, por falta de flagrante delito, saiu em liberdade, com Termo de Identidade e Residência.

Em simultâneo, a funcionári­a foi suspensa de funções por tempo indetermin­ado por ter t r a t a d o d e f o r ma v i o l e n t a u ma c r i a n ç a e n q u a n t o l h e dava de comer.

“A nossa política passa por tolerância zero a situações de violência”, garantiu ontem Ana Ma r i a A f o n s o , d i r e t o r a d a creche O Pombal, acrescenta­ndo que foi aberto um processo de averiguaçõ­es para apurar todos os factos.

No vídeo, que se tornou viral nas redes sociais, é possível ver a funcionári­a a maltratar a menina num espaço que serve de refeitório para as crianças. Na manhã de ontem, surgiu um novo vídeo que mostra a presença de uma outra funcionári­a da creche na mesma sala, que assiste à cena de violência sem nada fazer. Questionad­a sobre a ação da segunda funcionári­a, a direção da creche O Pombal disse que as imagens deste segundo vídeo estavam a ser analisadas. O expediente da PSP foi remetido ao Ministério Público de Oeiras para continuaçã­o do respetivo inquérito.

COLEGA DA AGRESSORA

ASSISTIU À CENA SEM TER QUALQUER INTERVENÇíO

 ?? ?? 2Vídeo
2Vídeo
 ?? ?? 1Caso ocorreu na creche O Pombal, em Oeiras, e a funcionári­a já foi suspensa de funções
foi divulgado nas redes sociais
1Caso ocorreu na creche O Pombal, em Oeiras, e a funcionári­a já foi suspensa de funções foi divulgado nas redes sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal