Correio da Manha

Falta de professore­s afeta 30 mil alunos

NÚMEROS Mais de 600 horários de docentes continuava­m por ocupar na semana passada NOVO Física e Química, Português, Francês e Inglês são disciplina­s com mais docentes em falta

- BERNARDO ESTEVES

Onúmero de horários de professore­s por preencher tem vindo a diminuir desde o arranque do ano letivo, mas mantém-se ainda em níveis elevados. A semana passada havia 619 horários a concurso na plataforma informátic­a do Ministério da Educação, segundo as contas da Federação Nacional de Professore­s (Fenprof). “Estimamos que o número de alunos afetados por esta falta de professore­s ronde agora os 30 mil”, disse ao CM Vítor Godinho, da Fenprof.

Um mês e meio depois do início das aulas, estes estudantes continuam sem professor a uma ou mais disciplina­s. Ainda assim, verificou-se uma melhoria em relação ao início do mês de outubro, quando havia 50 mil alunos à espera de docente.

As disciplina­s com mais carências também são agora diferentes. Se no início do mês de outubro os maiores problemas faziam sentir-se em Informátic­a e Matemática, nesta altura é na disciplina de Física e Química que faltam mais docentes, havendo 72 horários a concurso, num total de 561 horas. Segue-se a disciplina de Português, com 65 horários por preencher e um número de horas até superior (563). No terceiro lugar, aparecem as disciplina­s de Inglês e Francês, ambas com 47 horários ainda por ocupar.

“O número de horários lançados pelas escolas continua elevado, ainda que com um número médio de horas agora mais baixo”, refere Vítor Godinho, sublinhand­o que os horários em falta têm em média 10 horas, menos quatro horas do que acontecia no início de outubro (ver mais na pág. 47).

HORÁRIOS POR OCUPAR SÃO MAIS REDUZIDOS E MENOS ATRATIVOS

 ?? ?? Horários em falta têm em média dez horas, menos quatro do que acontecia no início de outubro
Horários em falta têm em média dez horas, menos quatro do que acontecia no início de outubro
 ?? ?? Rui Mart i n s , d a CNI PE
Rui Mart i n s , d a CNI PE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal