Correio da Manha

Engravida enteada e apanha 15 anos

Homem condenado por mais de 400 crimes de abuso sexual

- PAULA GONÇALVES

Um homem, de 47 anos, foi ontem condenado pelo Tribunal de Coimbra a 15 anos de cadeia por abusar sexualment­e da enteada, tendo mesmo engravidad­o a vítima. Ficou provado que praticou mais de 400 crimes durante sete anos. Os abusos começaram em 2010, quando a menina tinha seis anos e prolongara­m-se até aos 13, ano em que engravidou.

Só quando deu entrada no Hospital Pediátrico de Coimbra, a 7 de janeiro de 2021, na véspera do seu aniversári­o, apresentan­do dores abdominais, se descobriu que estava grávida e que o arguido era o padrasto, tendo sido sujeita a uma interrupçã­o voluntária da gravidez. Até essa data, a menor manteve o silêncio com receio de que o homem matasse ou mandasse matar a mãe, como tinha ameaçado caso ela contasse a alguém os abusos de que era vítima. Em paralelo, o arguido comprava também à enteada vários presentes.

O suspeito, que trabalhava na área da construção civil, estava acusado de mais de 1100 crimes. Mas foi condenado por 422 situações de abuso sexual de criança, na forma agravada, um de interceção ilegítima, por controlar o telemóvel da enteada, e ainda por coação.

A família é de origem brasileira e está a residir em Portugal desde 2019. O Tribunal de Coimbra aplicou ainda a o h o mem a pena acessória de expulsão para o país de origem, ficando impedido de voltar a entrar em território nacional durante cinco anos. Terá ainda de pagar 50 mil euros à vítima. Na leitura do acórdão, o juiz lembrou que os crimes são “gravíssimo­s”.

COMEÇOU A ABUSAR DA MENINA AOS 6 ANOS E CONTINUOU ATÉ AOS 13

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal