Correio da Manha

Escola de Tiago e Rafael sem ordem para ‘recuo’

IMPASSE Decisão judicial impunha reprovação, mas alunos de mérito mantiveram o nível escolar

- FÁTIMA VILAÇA

Segunda-feira, 8 de novembro, o ‘Dia D’ para Tiago e Rafael. Os dois irmãos de 13 e 15 anos, de Vila Nova de Famalicão, obrigados, por decisão do Tribunal Administra­tivo e Fiscal de Braga, a recuar um ano letivo por terem faltado a todas as aulas de Cidadania e Desenvolvi­mento, saberiam se voltavam, ou não, ao ano letivo que terminaram em junho passado, com nota máxima a todas as disciplina­s. Ontem, não tiveram que recuar. A escola não soube explicar ao pai “a situação escolar” dos dois estudantes de mérito.

“Estive aqui mais de uma hora em tentativas para que a escola me e s c l a r e - cesse sobre a situação escolar dos meus filhos, mas lamentavel­mente saio sem uma resposta”, disse Artur Mesquita Guimarães, ontem de manhã, à saída da Escola Camilo Castelo Branco, onde os filhos Tiago e Rafael estudam. “Sei que hoje estão o Tiago no 8º ano e o Rafael no 10º, mas não sei se a situação é provisória ou definitiva e preciso dessa resposta”, afirmou o encarregad­o de educação, enquanto mostrava um documento que o diretor da escola se terá recusado assinar, sobre a situação académica dos dois adolescent­es. “Tenho que socorrer-me de duas testemunha­s para atestar que estive aqui, a preocupar-me com a situação escolar dos meus filhos”, rematou.

O pai dos dois estudantes quer que os tribunais lhe reconheçam o direito de recusar que os filhos frequentem a disciplina. A luta nos tribunais dura desde 2018. “Tem sido um processo transparen­te, não escondemos nada de ninguém. Só queremos que o Estado português reconheça os nossos direitos”, sublinhou Mesquita Guimarães, frisando que até ontem “ninguém do Ministério da Educação entrou em contacto connosco”.

PAI TEVE QUE LEVAR TESTEMUNHA­S PARA PROVAR QUE FOI À ESCOLA

 ?? ?? Tiago e Rafael frequentam o 8º e 10º ano na Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão
Tiago e Rafael frequentam o 8º e 10º ano na Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal