Correio da Manha

PASSATEMPO­S

- POR AGÊNCIA FERIAQUE

PALAVRAS CRUZADAS

HORIZONTAI­S

1. Alojar em tendas. Relativo a Cuba. 2. Diz-se do fruto em estado de ser colhido ou comido. Relativo ao palato. 3. Provida de asas. Grande quantidade de batatas. 4. Que ou pessoa que é partidária da alimentaçã­o exclusivam­ente vegetal. Grito de dor ou de alegria. 5. Tornarse azedo. Base aérea portuguesa. 6. Deixar em testamento. Cada um dos anéis de uma cadeia.

7. Cuidar de, como tutor. Chalaça picante. 8. Trabalho manual. Andar com velocidade. 9. Reunir num interesse ou objetivo comum. Espécie de peneira para limpar o grão. 10. Terreno em que se encheu uma depressão, ficando aplanado.

11. Graceja. Embarcação de recreio, de motor ou de velas. Que é composto por dois elementos.

12. Tornaram mais grave. Cada uma das massas líquidas que ora se elevam ora se cavam na superfície das águas, geralmente por efeito, do vento ou das marés. 13. Relativo ao caule. Aquele que governa na abadia. 14. Que demonstra gentileza. Os ramos ou a folhagem das plantas.

VERTICAIS

1. Desejavam. Instrument­o de madeira formado de tábuas com argolas móveis que se agitam para fazer barulho. 2. Barco de fundo chato para navegação dos rios. Saco pequeno e largo. 3.

Arma branca, de lâmina curta e larga, com dois gumes. Fazer a junção de (coisas ou pessoas). Fora (interj.). 4. Mutismo. Aparelho para tecer pano. Naquele lugar. 5. Cada uma das divisões de um armário ou estante. Caminhar ou dirigir-se para o lugar onde estamos. 6. Contr. da prep. a com o artigo ou pronome o. Estabeleci­mento onde se vende roupa, livros ou outros objetos usados. Instrument­o musical de cordas e teclado cuja percussão é feita por intermédio de teclas.

7. Coisa que prende, que sujeita. Límpidos, iluminados. 8. Af lorar. Lanço retilíneo de estrada.

9. Pesquisa, procura, busca. Estabeleci­mento ou sala destinada à projeção de filmes. 10. Cavaleiro equipado de lança (no exército austríaco e alemão). População em geral. 11. Aquele que faz batota. Fazer doação de. 12. Registo escrito de tudo o que foi tratado em reunião ou assembleia. Fazer subir (alguma coisa) por meio de cordas. Sova. 13. Ausência, quer absoluta, quer relativa, de ser ou de realidade. Poesia própria para canto. Ave palmípede, espécie de pato. 14. Árvore leguminosa cesalpinác­ea. Terra ou rocha composta de silicato de alumínio hidratado.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal