Correio da Manha

Terrorista pede asilo a Portugal

REQUERIMEN­TO Iqbal Singh enfrenta possível pena de morte na Índia

- MIGUEL CURADO

Iqbal Singh, um cidadão indiano de 26 anos, que em outubro viu o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) livrá-lo da extradição para o seu país natal, onde enfrentava julgamento (e possível pena de morte) por tráfico de 532 quilos de heroína tendo em vista o financiame­nto do terrorismo, vai esta semana apresentar um requerimen­to de pedido de proteção e asilo político a Portugal, sabe o CM.

Desde que nos primeiros dias de outubro foi libertado ao receber o acórdão dos desembarga­dores do TRL a impedir a extradição para a Índia (os juízes considerar­am não haver garantias de que o governo deste país não o condenasse a pena de morte no processo em que é arguido), Iqbal Singh tem vivido na zona de Loures. Foi nesse concelho, em Santo António dos Cavaleiros, que o indiano, militar de profissão no país de origem, foi detido em julho pelo Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras. O CM sabe que não tem ainda trabalho e é com apoio financeiro da família que Iqbal Singh estará a sobreviver.

O desejo de ficar em Portugal, país onde alega sentir-se em segurança e longe da ameaça que diz vir da Índia, levou-o a formular a intenção de requerer o asilo a Portugal. Por isso, nos próximos dias, esse pedido de proteção dará entrada no SEF.

Lopes Guerreiro, advogado do indiano, disse ao CM que “Iqbal Singh teme que algum dia possa ser extraditad­o para a Índia, por não confiar na imparciali­dade da justiça indiana”. “Por isso, pretende refazer a sua vida pessoal e profission­al em Portugal”, concluiu.

MILITAR DE 26 ANOS ENTRA COM PEDIDO DE PROTEÇÃO NOS SERVIÇOS DO SEF

 ?? ?? 1Tribunal da Relação de Lisboa decidiu pela não extradição do procurado pela Índia 2Iqbal Singh tem 26 anos
1Tribunal da Relação de Lisboa decidiu pela não extradição do procurado pela Índia 2Iqbal Singh tem 26 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal