Correio da Manha

País com elevado risco de corrupção

AVALIAÇÃO Portugal em 49º na lista de 86 países encabeçada pelo Sudão

- JOÃO SARAMAGO

Portugal está entre os países com risco elevado de corrupção no setor da Defesa. O País ocupa o 49º lugar, na lista de 86 encabeçada pelo Sudão, onde o nível é considerad­o crítico. No lado oposto da tabela, segundo o relatório da organizaçã­o Transparên­cia Internacio­nal (TI) divulgado ontem, está a Nova Zelândia.

“Os resultados de Portugal demonstram uma evolução positiva relativame­nte a 2015, com destaque para as áreas do risco político e dos riscos associados à gestão de pessoal, mas continuam a registar-se problemas decorrente­s da falta de fiscalizaç­ão”, lê-se no relatório.

A diretora-executiva da TI Portugal sublinha que “os resultados relativame­nte à área operaciona­l continuam muito abaixo daquilo que seria esperado sobretudo para um país que tem tantas responsabi­lidades ao nível internacio­nal”. “Tanto o Conceito Estratégic­o de Defesa Nacional, em revisão, como o Conceito Estratégic­o Militar deveriam incluir secções específica­s sobre prevenção e planos de mitigação de riscos de corrupção e de infrações conexas, que, como se viu até num caso recente, são absolutame­nte essenciais para garantir a integridad­e neste setor”, acrescenta Karina Carvalho, numa referência à Operação Miríade que i nvest i g a t r á f i c o de diamantes.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os relativizo­u a avaliação da TI, contrapond­o com relatórios da Comissão Europeia, elogiosos da Estratégia Nacional Anticorrup­ção. “Portugal está muito bem classifica­do”, diz Augusto Santos Silvan

MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIR­OS RESPONDE COM ELOGIOS DA EUROPA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal