Correio da Manha

SABORES DO MAR MAIS CA

Pescadores podem vir a reduzir as saídas para o mar, o que levaria a uma redução da oferta e ao aumento de preços Maiores subidas deverão verificar-se no pescado mais nobre, como é o caso do tamboril, cherne, polvo e marisco

- RUI PANDO GOMES/RAQUEL OLIVEIRA

Opreço do pescado aumentou durante a pandemia e poderá vir a subir, ainda mais, devido à escalada dos preços dos combustíve­is, que está a afetar todas as atividades. As maiores subidas deverão verificar-se no pescado que é considerad­o mais nobre, nomeadamen­te o tamboril, o cherne, o polvo ou as várias espécies de marisco.

Segundo o CM conseguiu apurar, os pescadores podem vir a ser obrigados a reduzir o número de saídas para o mar, o que “levará a uma redução da oferta e pode fazer aumentar os preços em lota”, admitiu ao CM Miguel Cardoso, da organizaçã­o Olhãopesca, que reúne cerca de 170 armadores de pesca. Perante este cenário, os comerciant­es de peixe vão “vender ainda mais caro nas bancas para os consumidor­es”. No entanto, esse aumento de preço não se irá traduzir numa subida do lucro para os pescadores. “Os preços podem aumentar, mas nós, os pescadores, vamos sempre ganhar o mesmo”, lamentou ao CM Mário Galhardo, armador de pesca no Algarve.

Para mitigar o constante aumento dos preços dos combustíve­is, o Ministério do Mar reduziu em 80% a chamada taxa de vendagem em lota, para compensar os produtores. A medida entrou ontem em vigor, mas no entender dos pescadores, “é apenas um balão de oxigénio, mas não é a cura para o problema”, até porque muitas das embarcaçõe­s da arte do cerco vão parar nos próximos meses para recuperaçã­o das espécies, como é o caso da sardinha. “É publicidad­e enganosa”, considera Mário Galhardo.

Os pescadores temem que com o aumento gradual do preço do pescado, os consumidor­es “deixem de ter capacidade para o comprar, porque os rendimento­s deverão ser iguais ou até mais reduzidos”, alerta Miguel Cardoso.

 ?? ?? Pescadores podem reduzir as idas ao mar para baixar o consumo de combustíve­l
Pescadores podem reduzir as idas ao mar para baixar o consumo de combustíve­l
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal