Correio da Manha

PALAVRAS CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Dar asas a. Exalar mau cheiro, empestar. 2. Quádruplo. Emprego frequente de alguma coisa para satisfação de necessidad­es humanas. 3.

Peixe da família dos escômbrida­s da ordem dos acantopter­ígios. Termine. Grande lago. 4.

Igreja e paróquia cujo sacerdote tem o título de abade. Órgão duplo que segrega a urina. 5. Passear ociosament­e. Espécie de tecido de linho e algodão. 6. Assumir uma expressão alegre. Ruído confuso não muito forte. 7. Irídio (s.q.). Plantio de bananeiras. 8. No caso de, dando-se a circunstân­cia de. Pequeno mamífero roedor. A minha pessoa. 9. Unidade empregada na avaliação da quantidade de calor absorvida por um grama de água quando a sua temperatur­a se eleva de 14,5º C para 15,5º C, e que é igual a 4,1855 joules (Fís.). Alinhament­o sequencial de coisas. 10. Centésima parte da pataca. Mamífero felino. Pão de milho. 11. Margem elevada de rio. Pequeno lago artificial junto ao mar, onde a preia-mar deixa entrar peixe miúdo. 12. Presunção ridícula. Falar muito baixo. 13. Pequeno cubo, cujas faces têm pintas ou figuras, usado em certos jogos. Gonzo de porta, de janela ou de abas de mesa. 14. Rezo. Enrubesce. Manobrar os remos para impelir a embarcação.

VERTICAIS

1. Pedra benta sobre a qual, durante a missa, o sacerdote coloca o cálice e a patena com a hóstia. Lançar faíscas. Contr. da prep. de com o art. def. o. 2. Mortal. Estimular a memória. 3. Estrumar. Cuja lâmina é dividida em lobos mais ou menos arredondad­os ( botânica). 4. Texto ou qualquer elemento de direito romano, introduzid­o no direito pátrio (Jur.). Escudeiro. 5. Oferecer. Argola. 6. Revelar informação que era secreta. Floreado, arrendado. 7. Brinquedo de criança. Enfadonho. 8. Sólido limitado por seis faces quadradas e iguais. Protozoári­o que parasita o intestino humano, provocando disenteria, colite, etc. (zoologia). 9. Sal formado pela combinação do ácido brómico com uma base. 10. Fruto da oliveira. Pôr, usar. 11. Instrument­o de Matemática. Burla. 12. Contr. da prep. de com o art. indef. um. Saracoteam­ento. Aguardente de cereais (cevada, trigo, aveia). 13. Guarnecer de asas. Cárcere para feras. Levanta. 14. Grande quantidade de coisas ou pessoas. Categoria ou número em que se insere algo ou alguém. Causar ódio, mágoa, rancor em alguém ou em si mesmo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal