Correio da Manha

Rumo a 2023

- D. Américo Aguiar Bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

Assinala-se este domingo a XXXVI Jornada Mundial da Juventude. Não vai acontecer numa cidade em especial, mas em todas as dioceses do mundo, por proposta do Papa. É assim desde o início deste sonho do saudoso Papa São João Paulo II: há 36 anos que a JMJ decorre para os jovens numa cidade escolhida pelo Papa e, nos anos em que tal não acontece, celebra-se com os jovens mas nas suas dioceses.

Este ano, a JMJ decorre nas dioceses de todo o mundo, mas acredito que a maioria delas, senão mesmo todas, estarão com o olhar em Lisboa. É essa a proposta do nosso querido Papa Francisco. Ele quer dar-nos a mão neste caminho até agosto de 2023 e pede para realizarmo­s uma “peregrinaç­ão espiritual” que a todos conduza “rumo à Jornada Mundial da Juventude, em Portugal”.

A mensagem do Papa dirigida aos jovens é muito clara e insistente:

“Renovou a todos vós, jovens do mundo inteiro, o convite a tomar parte nesta peregrinaç­ão espiritual que nos levará à celebração da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa no ano de

2023”.

Este convite do Papa desafia-nos, coloca as atenções do mundo em Lisboa, não apenas no que vai acontecer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, mas em todo caminho que fizermos até lá, tanto aqui em Lisboa, como nas Dioceses todas de Portugal e na vida de tantos jovens, em caminhada individual ou em grupo. E acredito com seriedade e esperança na mobilizaçã­o transforma­dora que uma Jornada Mundial da Juventude provoca no meio onde acontece e sobretudo nos jovens, nas famílias e nas organizaçõ­es que a preparam e a concretiza­m. Todos somos precisos! Há pressa no ar!

ESTE CONVITE DO PAPA DESAFIA-NOS, COLOCA AS ATENÇÕES DO MUNDO EM LISBOA

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal