Correio da Manha

Canas levantou 107 milhões de euros em notas no banco

-

Aalteração das leis do sigilo bancário na Suíça fez com que a Akoya, sociedade gestora de fortunas apanhada no caso Monte Branco, transferis­se o dinheiro de vários milionário­s portuguese­s para Singapura, em 2011. O objetivo dos gestores financeiro­s foi garantir o sigilo bancário absoluto dos seus clientes. Ricardo Salgado, então líder do BES, terá sido um dos clientes relevantes da Akoya cujos fundos terão sido canalizado­s para essa praça financeira no Oriente: no final de 2011, em plena crise financeira, 20 milhões de euros do banqueiro terão sido transferid­os para Singapura.

A transferên­cia das fortunas dos clientes portuguese­s da Akoya para Singapura é, segundo apurou o CM, abordada no caso Monte Branco. Neste inquérito, o Ministério Público investiga a maior rede de branqueame­nto de capitais descoberta, até agora, em Portugal. A maior troca de informaçõe­s bancárias entre a Suíça e Portugal, no que diz respeito às contas de portuguese­s, fez disparar os alertas. Na altura, a Akoya já utilizaria a rede de branqueame­nto de capitais de Francisco Canas, cambista de Lisboa conhecido como ‘Zé das Medalhas’, para fazer circular dinheiro de clientes portuguese­s entre os dois países.

Ao longo de 2011, as contas bancárias dos clientes na Suíça terão sido encerradas e os respetivos fundos transferid­os para contas em Singapura. No caso de Salgado, o dinhei r o t e r á sido transferid­o para uma conta da Savoices, offshore por si controlada, em Singapura.

A Akoya terá enviado também fundos de José Guilherme, construtor civil da Amadora, para a Singapura: a Semeta, offshore controlada pelo empresário, terá tido 4,5 milhões de dólares (quatro milhões de euros, ao câmbio atual) numa conta em Singapura. Pelo mesmo motivo, terão sido também transferid­os fundos de outros clientes para o Dubai. Fra Francisco Canas, cambista da Baixa Ba de Lisboa já falecido, terá levantado l de uma conta no BC BCP 107 milhões de euros em notas, no entre abril de 2006 e o final fin de 2011. O dinheiro terá sido s entregue aos clientes na rede red de branqueame­nto de capita capitais. Os fundos seriam entre entregues aos clientes na loja de câm câmbios na Baixa.

SALGADO TERÁ ENVIADO PARA SINGAPURA, EM 2011, 20 MILHÕES DE EUROS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal