Correio da Manha

Infarmed avalia desconto em remédios para obesos

- MARIANA LOPES

OInfarmed está a avaliar dois processos de compartici­pação de medicament­os para o tratamento da obesidade e excesso de peso. A confirmaçã­o da avaliação dos remédios foi dada ao Correio da Manhã pela autoridade nacional do medicament­o e produtos de saúde, que não revela, contudo, quando é que recebeu os pedidos e em que fase estes se encontram.

Em Portugal existem três fármacos indicados para o tratamento da doença, mas nenhum é compartici­pado. Um dos medicament­os em fase de avaliação é o Saxenda (liraglutid­o é a substância ativa), confirmou o Correio da Manhã junto da empresa Novo Nordisk, responsáve­l pela comerciali­zação.

Em avaliação pelo Infarmed poderá estar ainda um dos restantes medicament­os para a obesidade: o Mysimba (naltrexona e bupropiona) ou o Xenical (orlistato). Mas também podem estar em avaliação fármacos indicados para a diabetes, que têm sido usados para emagrecer. São os casos do Ozempic compartici­pado para a diabetes - e do Victoza, ambos da Novo Nordisk.

A confirmaçã­o surge numa altura em há escassez de Ozempic nas farmácias. O fármaco, para a diabetes tipo 2, tem sido procurado para emagrecer. A compartici­pação para esse uso não está autorizada.

Atualmente, as soluções para o tratamento da obesidade são as cirurgias. Fica por saber quando é que a compartici­pação poderá entrar em vigor e se a avaliação custo-benefício estará a favor dos doentes, de forma a gastarem menos dinheiro na farmácia. O Saxenda, por exemplo, custa 244,37 €. Este é o primeiro passo para que a obesidade passe a ter tratamento farmacológ­ico compartici­pado em Portugal, onde 68% da população tem excesso de peso ou obesidade. O Estado gasta, por ano, 1,14 mil milhões de euros, ou seja, 0,6% do PIB e 6% do total de gastos com a saúde.n

MEDICAMENT­O SEM COMPARTICI­PAÇÃO PODE CUSTAR MAIS DE 200 €

 ?? ?? SAÚDE
NOVIDADE Compartici­pação está a ser avaliada em dois fármacos para
o tratamento da obesidade
Estado gasta 1,14 mil milhões de euros com com a população obesa
SAÚDE NOVIDADE Compartici­pação está a ser avaliada em dois fármacos para o tratamento da obesidade Estado gasta 1,14 mil milhões de euros com com a população obesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal