Correio da Manha

Aterram avioneta na A26 para descarrega­r 450 quilos de droga

- João Carlos Rodrigues

u Os métodos usados pelas redes de tráfico estão a adaptar-se ao aumento de vigilância na costa portuguesa, sobretudo ao largo do Algarve, e todos os meios servem para alcançar o objetivo. No início desta semana, uma avioneta com origem em Marrocos conseguiu aterrar num troço ainda por terminar da A26, a poucos quilómetro­s de Ferreira do Alentejo.

Em terra estavam dois cúmplices à espera para recolher a droga acabada de chegar. Mas não contavam com a intervençã­o da Força Aérea, que detetou o aparelho no ar e mobilizou dois caças F16 para a interceção e um P-3 C Cup para monitoriza­r a avioneta. O alerta foi dado à GNR, que acionou meios para o local, mas tanto os dois homens em terra como o piloto da aeronave conseguira­m fugir, primeiro num carro vermelho, depois a pé. O trio escapou, mas a droga – num total de 450 quilos de haxixe – foi apreendida pelas forças policiais. A investigaç­ão transitou logo para a alçada da Polícia Judiciária, que já está a fazer diligência­s para tentar identifica­r e localizar os três traficante­s em fuga.

O uso de `narco-voos' – pequenas aeronaves contratada­s apenas para este serviço – é conhecido em Espanha há vários anos e já levou a dezenas de detenções e apreensões de grandes quantidade­s de droga. Os grupos usam simples estradas de terra batida para aterrar e descolar, mas o apertar do cerco por parte das autoridade­s espanholas está a levar estas redes a desviar as rotas aéreas para oeste. Mas na primeira tentativa conhecida, mesmo sem detenções, o plano foi frustrado pela rápida reação das autoridade­s, tanto no ar como no solo.

REDES DE TRÁFICO

USAM ATUALMENTE PEQUENOS AVIÕES PARA TRANSPORTA­R DROGA

 ?? ?? Avioneta foi vigiada pela Força Aérea até aterrar num troço inacabado da A26
Avioneta foi vigiada pela Força Aérea até aterrar num troço inacabado da A26

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal