Correio da Manha

Oposição `chumba' Governo e PS ignora

LEGISLATIV­AS Maioria absoluta do PS nas Legislativ­as foi conseguida faz hoje um ano ª PARLAMENTO Direita critica Governo e vê António Costa sem condições para continuar

- João Maltez

u Um ano depois das Legislativ­as que deram a maioria absoluta ao PS, o balanço da oposição redunda num `chumbo' à governação de António Costa, muito por culpa das polémicas que já levaram à demissão de 12 membros do executivo, entre ministros e secretário­s de Estado. Só que o feito prático das `notas' negativas esbarra nos 120 deputados – entre 230 – que os socialista­s elegeram a 30 de janeiro de 2022.

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, que prestou contas aos militantes do seu partido, no sábado, em Viseu, comparou a legislatur­a a uma maratona e assegurou que a vai correr por completo, até 2026.

Para a oposição não há tanta certeza. Se o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, disse à Lusa que “durante este último ano, o PS desperdiço­u uma grande oportunida­de e desbaratou a confiança dos portuguese­s”, o líder do Chega, André Ventura, prognostic­ou que, mais cedo ou mais tarde, o Presidente da República “vai ter de pôr um ponto final nisto”. Rui Rocha, presidente da IL, não destoa do tom, quando diz que “já não há condições para António Costa governar Portugal”.

À esquerda do PS, as críticas continuam. “Um ano de maioria absoluta e o que temos é a absoluta arrogância de quem não ouve o País”, criticou ontem a coordenado­ra do BE, Catarina Martins. Já pelo PCP, a líder parlamenta­r, Paula Santos, citada pela Lusa, considerou que a maioria absoluta do PS tem-se traduzido numa “opção política de recusa em dar resposta aos problemas que afetam os trabalhado­res e o povo”.

PSD ACUSA SOCIALISTA­S DE DESPERDIÇA­REM OPORTUNIDA­DE QUE

FOI DADA HÁ UM ANO

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal