Correio da Manha

Antiga sede da SIC sem comprador

INSTALAÇÕE­S Espaço histórico em Carnaxide, com mais de 7 mil metros quadrados, está livre desde 2019. Pertence a fundo imobiliári­o do Santander IMOBILIÁRI­O Sede da TVI já está fora do mercado

- Duarte Faria ª

u A antiga sede da SIC, na Estrada da Outurela, em Carnaxide, continua, quatro anos depois da saída do canal daquele espaço, à venda - ou à procura de inquilinos. O imóvel, construído na década de 1990, que foi `casa' da SIC desde o seu arranque, é propriedad­e de um fundo imobiliári­o gerido pela Santander Asset Management (pede 12 milhões de euros), conjuga área de escritório­s e armazém e encontra-se devoluto. Tem 7080 metros quadrados (instalados numa área de mais de 13 mil), distribuíd­os por quatro pisos. Pertenceu à SIC até 2004. No entanto, o canal de Francisco Pinto Balsemão manteve-se no edifício até ao início de 2019, altura em que se concluiu a mudança de todas as equipas para a atual sede, o edifício da Impresa em Paço de Arcos. Em 2018, recorde-se, o grupo anunciou a venda deste imóvel ao Novo Banco, a quem depois alugou novamente o edifício por 10 anos, uma operação de 24,2 milhões de euros. A operação serviu para “pagar o empréstimo obrigacion­ista e para financiar a obra de expansão do edifício Impresa”, para que este pudesse receber, a partir dessa altura, também a SIC.

Fora do mercado imobiliári­o está já a sede da Media Capital (dona da TVI), em Queluz de Baixo, também no concelho de Oeiras. O espaço na Rua Mário Castelhano, onde se encontram ainda a redação e alguns estúdios do canal, foi colocado à venda em julho de 2020 (13,9 milhões de euros), como parte de uma carteira de 109 imóveis da Parvalorem, sociedade criada para gerir os créditos tóxicos do BPN. As instalaçõe­s pertenciam à TVI mas, em 2004, foram compradas pelo fundo Imonegócio­s, tornando-se a Media Capital arrendatár­ia. Entretanto, o grupo está já a construir uma nova sede, que juntará toda a operação, nas antigas instalaçõe­s da Lisgráfica, também em Queluz de Baixo - têm aproximada­mente 48 mil metros quadrados de área bruta de construção, num terreno com 105 mil metros quadrados.

EM 2018, A SIC VENDEU A SUA ATUAL SEDE AO NOVO BANCO. DEPOIS ALUGOU O EDIFÍCIO

 ?? ?? Edifício fica associado, para sempre, à fundação
do primeiro canal privado em Portugal
Edifício fica associado, para sempre, à fundação do primeiro canal privado em Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal