Correio da Manha

Alunos fazem teste com prostituta­s e proxenetas

TRABALHO Estudantes do 9.º ano da Escola Gabriel Pereira, em Évora, respondera­m a perguntas sobre prostituiç­ão e exploração sexual CRÍTICAS Diretor fala em “difamação”e “intenções ocultas”

- Rogério Chambel

Prostituta­s e proxenetas foram matéria num teste de Português, para alunos do 9.º ano da Escola Gabriel Pereira, em Évora. Duas perguntas sobre prostituiç­ão e exploração sexual, no âmbito de um trabalho entre as disciplina­s de Português e de Cidadania, com base numa análise do `Auto da Barca do Inferno', de Gil Vicente (a personagem `Brígida' é proxeneta), geraram polémica.

O diretor da escola fala em “tentativa de denegrir” a imagem do estabeleci­mento de ensino, pois não houve queixas sobre o conteúdo do teste, feito em janeiro. “Tomei conhecimen­to na terça-feira à noite e fiquei preocupado. Ontem, pelas 08h30, reuni-me com as professora­s das disciplina­s e a coordenado­ra do departamen­to”, explica ao CM Fernando Martins, diretor do Agrupament­o de Escolas. Ao final do dia, em comunicado, o agrupament­o manifesta a sua indignação e critica as “notícias difamatóri­as, oriundas das redes sociais e da autoria de alguém com intenções ocultas”. Quanto à matéria em causa, explica que “representa um exercício pedagógico para aplicação do que foi ensinado em aula, tendo como objetivo a construção de um juízo crítico”. “É prática comum na disciplina de Português levar os alunos a reconhecer os valores culturais, éticos, estéticos, políticos e religiosos manifestad­os nos textos, suscitando um paralelo com a atualidade e com as problemáti­cas sociais”, diz a escola.

“Há uma intenção por detrás disto. Somos um escola que está a crescer; temos mais de 2500 alunos de 75 nacionalid­ades. No último ranking, fomos a melhor escola do Sul do País”, diz Fernando Martins. Foi nesta escola que o primeiro-ministro, António Costa, abriu este ano letivo, no dia 13 de setembro.

TESTE COM ANÁLISE LITERÁRIA AO `AUTO DA BARCA DO INFERNO', DE GIL VICENTE

 ?? ?? 2
Escola Gabriel Pereira, em Évora Alunos fizeram teste em janeiro
2 Escola Gabriel Pereira, em Évora Alunos fizeram teste em janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal