Correio da Manha

Há Pressa no Ar JMJ Minho

- D. Américo Aguiar Bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023

APeregrina­ção dos Símbolos da JMJ tem sido uma constante surpresa. E quando testemunha­mos algo de belo e bom, poder partilhá-lo com outros é quase uma obrigação. Porque os tesouros não se guardam em caves escuras, nem a beleza se esconde, nem a alegria se cala. E precisamos de dizer ao mundo a forma extraordin­ária como o nosso país tem acolhido uma Cruz de madeira e um Ícone com a imagem de Nossa Senhora. Precisamos de dizer ao mundo que há milhares de jovens portuguese­s que saem de suas casas, que cantam nas ruas, que anunciam a JMJLisboa2­023, com uma convicção e uma esperança contagiant­es.

O coração do Minho recebeu os símbolos da JMJ a 29 de dezembro. Entregues pela Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, numa corveta da Marinha Portuguesa, foram recebidos por pescadores, em Viana do Castelo. Apesar de não ter sido possível a saída da Senhora da Agonia, em procissão pelo mar, as embarcaçõe­s dos pescadores marcaram este desígnio tão nosso de ligação ao mar. Durante um mês os Símbolos percorrera­m toda Diocese, entrando em locais tão diferentes como uma prisão ou um convento de clausura.

O tocar a Cruz é sempre um momento emocionant­e... Quantos pensamento­s, pedidos e emoções se podem conter nesse gesto? Foi assim com os reclusos, foi assim com os jovens da Casa dos Rapazes, foi assim na clausura do Carmelo, aberta de forma extraordin­ária e reveladora de uma alegria contagiant­e entre todos os presentes. Em Caminha, os grupos associativ­os e culturais de todo o Concelho reuniram-se num belíssimo Sarau Cultural. Em Cerveira, os Símbolos atravessar­am o Rio Minho, num navio da Marinha. Em Paredes de Coura destacou-se a forma como a comunidade escolar acolheu os Símbolos. Em Valença do Minho, junto à Ponte Internacio­nal, aconteceu um encontro fraterno entre Tui e Valença. O folclore do Minho apareceu em todo o seu esplendor, na praça Deu-la-Deu de Monção.

A alegria do Minho tornou inesquecív­el esta Peregrinaç­ão dos Símbolos da JMJ. Bem hajam!

Melgaço foi radical, transporta­ndo os Símbolos num barco de rafting no rio Minho. No centro de exposições de Arcos de Valdevez, realizou-se uma Via Sacra, evocando assim um dos momentos centrais de todas as Jornadas, tal como a Vigília, que aconteceu na Igreja Matriz de Ponte da Barca. No Santoinho, juntou-se o calor e a cor das tradições minhotas ao simbolismo desta peregrinaç­ão rumo à JMJ.

A alegria do Minho tornou inesquecív­el esta Peregrinaç­ão dos Símbolos da JMJ. Bem hajam!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal