Correio da Manha

Assessor de vereadora ganha 7 mil euros num mês

AJUSTE DIRETO Pedro Mendonça vai receber 7380 euros + IVA no primeiro mês de trabalho porque há muito a fazer. No total, vai ganhar quase 70 mil euros em dois anos ª NOMEAÇÕES Dirigente centrista já contratou seis assessores por 188 mil euros

- 1Contrato 2Vereadora Débora Carvalho

foi celebrado entre a Câmara de Lisboa e Pedro Mendonça Sofia Athayde iniciou o mandato a 9 de novembro do ano passado u O novo assessor da vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Sofia Athayde (CDS-PP) vai ganhar, no primeiro mês do contrato, mais de 7 mil euros. O contrato, por ajuste direto, foi assinado há três dias. No total, Pedro Mendonça irá receber quase 70 mil euros + IVA em dois anos.

No primeiro mês de execução do contrato de prestação de serviços, o novo assessor vai ganhar 7380 euros + IVA porque há muito a fazer. “O aumento da primeira prestação mensal na execução do contrato deve-se ao volume e complexida­de do trabalho a desenvolve­r no gabinete da senhora vereadora”, pode ler-se no contrato, consultado pelo CM, no portal dos contratos públicos (Base). Nos restantes meses, segundo revela o documento, receberá 2700 euros + IVA. A prestação de serviços de assessoria de técnica ao gabinete de Sofia Athayde visa “implementa­r e suportar a necessária articulaçã­o da atividade autárquica desenvolvi­da, promovendo os estudos que se revelem necessário­s”, lê-se no contrato.

O novo assessor da autarquia vai ganhar - ainda que durante um mês - mais do que a própria vereadora. Os dados da Associação Nacional dos Municípios Portuguese­s revelam que os vereadores da Câmara Municipal de Lisboa auferem 3199 euros (remuneraçã­o mensal ilíquida e subsídio extraordin­ário de junho e novembro), a que se somam 653 euros de despesas de representa­ção (12 meses). Questionad­o pelo CM, o gabinete de Sofia Athayde referiu que “quando qualquer vereador inicia funções, como é o caso, existe todo um trabalho acumulado e suplementa­r que é necessário para garantir a boa transição de pastas”.

Sofia Athayde, que substituiu a vereadora Laurinda Alves, iniciou o mandato a 9 de novembro do ano passado. Já contratou seis elementos para as assessoria­s de comunicaçã­o, imprensa, apoio administra­tivo e elaboração de estudos. Os contratos todos por ajuste direto - totalizam mais de 188 mil euros e foram celebrados entre 20 de dezembro de 2022 e 31 de janeiro deste ano. Todos os contratos anteriores de apoio ao funcioname­nto do gabinete terão deixado de existir, segundo apurou o CM.

Licenciada em Psicologia, Sofia Athayde é vice-presidente da Comissão Política Concelhia de Lisboa do CDS-Partido Popular. Na autarquia tem como pelouros a Educação, a Juventude e a Saúde, entre outros.

 ?? ?? 1
1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal