Correio da Manha

“ENZO? NÃO CHORO POR JOGADORES QUE NÃO QUEREM ESTAR NO BENFICA”

EXPLICAÇÃO Presidente das águias revela os motivos que conduziram à saída do médio argentino para o Chelsea ª DINHEIRO Dirigente confirma notícia da CMTV de que foi criada solução para Enzo ficar “sem perder um tostão”

- Mário Figueiredo

u “Enzo? Não choro por jogadores que não querem estar no Benfica.” Foi desta forma que Rui Costa explicou ontem, na BTV, o processo da saída do médio argentino para o Chelsea, a troco de 121 milhões de euros.

O presidente do Benfica abordou vários temas do mercado e não escondeu a mágoa pela intransigê­ncia de Enzo em abandonar o clube: “Tudo foi feito para que essa venda não se efetuasse. Estou triste por ele ter saído, mas de consciênci­a tranquila e seguro de que fiz o melhor para o Benfica. Procurámos não o vender a meio da época. Mas ele mostrou vontade em não ficar.”

Rui Costa confidenci­ou que até o “aumento salarial” foi proposto, mas o argentino foi “muito incisivo” a querer sair. Mais, o líder das águias confirmou ainda a notícia da

CMTV de que foi criada uma solução para que o jogador ficasse até ao fim da época “sem perder um tostão” e já com contrato assinado com o Chelsea. “Mesmo assim ele mostrou-se negativo a ficar. Aqui a coisa muda. Respeito o receio de perder um grande contrato, mas outra coisa é ele não perder um euro e não querer ficar. E é aqui que eu mudo. Não mostrou compromiss­o com o Benfica. Nesta altura, pensei que ele não poderia jogar mais no Benfica. Eu, como adepto, não queria mais este jogador. Como presidente também não e, por isso, ele não poderia entrar mais no balneário. Não é bater no peito quando interessa. Foi ali que decidi vender.”

Rui Costa lembrou que foi criado no Benfica e ensinado a honrar a camisola. “O Enzo foi bem tratado por todos desde que chegou até sair. Tive a esperança de que desse prazer lutar pelo título. Quando fica muito claro que ele não estava comprometi­do, não quero que vista mais a camisola do Benfica. Queremos uma equipa com compromiss­o com os adeptos. Apesar de os jogadores saberem do que se estava a passar, em Arouca, deram tudo. É esse compromiss­o que eu quero em todos os campos. Perdemos um grande jogador, sim, mas não vamos ficar a chorar por um jogador que não quer estar no Benfica. O nosso caminho é para a frente.”

Sobre o valor do negócio, Rui Costa explicou: “O pagamento é parcelado. Exigimos para além dos 120 milhões de euros, mais uma verba de 5 milhões. Não se consegue trazer um jogador que tenha muito mercado sem dar ao agente um mandato de venda. Esses dez por cento têm de ser pagos. Nesta transação, reduzimos essa verba em 3,5 por cento, ou seja, a comissão de intermedia­ção foi de 6,5 por cento.”

Questionad­o sobre o facto de não ter contratado um substituto para o médio, Rui Costa explicou: “Tentámos ficar com o Enzo até ao limite. Tínhamos vários jogadores referencia­dos, mas se fôssemos negociar um jogador nessa altura os seus preços estavam muito inflacioná­mos. Temos a formação e às vezes saem uns e nascem outros.”

 ?? ??
 ?? ?? Rui Costa explicou ao detalhe a saída
de Enzo no canal do clube
Rui Costa explicou ao detalhe a saída de Enzo no canal do clube

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal