Correio da Manha

Palavras Cruzadas

-

HORIZONTAI­S

1. Palácio pequeno. Correia de que pende a espada. 2. Progredir. Amizade. Colina de areia amontoada pelo vento à beira-mar e também no interior dos desertos. 3. Vestidura metálica dos antigos guerreiros. Dez dezenas. 4. Ora. Peça de vestuário de tecido leve, com mangas, que se veste por cima da pele ou da camisola. 5. Tipo de roupão que se usa por cima do vestuário para o proteger. Atrever-se. Associação Académica de Coimbra (sigla).

6. Base aérea portuguesa. Farinha da semente da mostardeir­a.

7. Mentecapto. Triturar, trilhar. 8. Povoação de categoria superior a uma aldeia e inferior a uma cidade. Colocar. 9. Pisa leve. Forma apocopada de muito. 10. Composição poética de assunto elevado e destinada ao canto. Refulgir. Recetáculo. 11. Tornar menos assíduo. Assistênci­a Médica Internacio­nal (sigla). 12. Rasgar-se (pop.). Desalinho. 13. Governador de província ou chefe de tribo, entre os Árabes. Diz-se de uma variedade de cereja, de azeitona e de uva. Rádio (s. q.). 14. Adicionar. Provocador.

VERTICAIS

1. Vaso de pedra para líquidos. Competente. Franquia de correspond­ência (pl.). 2. Corda ou correia para levar ou prender as bestas. Jornada. Contr. do pron. pess. compl. me e do pron. dem. o. 3. Um certo. Serradura. 4. Governanta. Bago do cacho da videira. Terreiro. 5. Qualquer de entre dois ou mais. Tornar semelhante à cidra. 6. Derramado. Untar com óleo. 7. Possuir. A unidade. Naquele lugar. Período de tempo que vai desde a meia-noite até à meia-noite seguinte. 8. Sétima letra do alfabeto grego correspond­ente ao e longo dos latinos. Emissão de voz. Autores (abrev.). Eletrocard­iograma (sigla). 9. Acontecime­ntos. Nivelar. 10. Carteament­o. Lento, vagaroso, indolente. 11. Ave palmípede, espécie de pato. Artigo (abrev.). Caminhar ou dirigir-se para o lugar onde estamos. 12. O m. q. limiar. Alguma. 13. Índio (s. q.). Sociedade Anónima Desportiva (sigla). Ríspido. 14. Fêmea do macaco. Grande quantidade de líquido. Grande massa de água salgada que cobre cerca de três quartas partes da superfície do Globo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal