Correio da Manha

Europa quer tecnológic­as a pagar rede 5G

LEGISLAÇÃO Comissão Europeia prepara consulta pública sobre lei que obriga gigantes da Internet a suportar custos de rede ª POLÉMICA Reguladore­s alertam para risco de redução de qualidade do serviço

- Sónia Dias

u A Comissão Europeia prepara-se para lançar uma consulta pública para perceber de que forma é que as gigantes tecnológic­as podem ajudar a financiar os custos das redes de telecomuni­cações, nomeadamen­te o 5G. Bruxelas pretende assim abrir linhas de diálogo entre multinacio­nais como a Alphabet (Google), Meta (Facebook), Apple, Amazon e Netflix e as operadoras europeias antes de avançar com uma propos

ta legislativ­a. De acordo com a Reuters, que teve acesso a um esboço do documento de 19 páginas que será divulgado em breve, empresas de telecomuni­cações como a Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Telecom Italia acreditam que esta é uma contribuiç­ão justa já que as `big tech' são responsáve­is por mais de metade do tráfego na Internet, e recordam que o setor investe anualmente cerca de 50 mil milhões de euros em infraestru­turas, necessitan­do urgeno temente de financiame­nto.

“Os custos de planeament­o e construção estão a aumentar. Os preços dos cabos de fibra ótica, por exemplo, quase duplicaram na primeira metade de 2022. Do mesmo modo, as tendências de aumento dos preços da energia e de outros fatores de produção estão também a afetar setor da conectivid­ade”, argumentar­am as operadoras.

Mas este investimen­to não é bem visto por todos. Por um lado, as `big tech' alegam que já estão a pagar equipament­o e tecnologia­s para fornecer conteúdos de forma mais eficiente. Por outro, alguns reguladore­s europeus, como o European Internet Exchange Associatio­n, dizem que esta decisão pode levar a uma “fraqueza sistémica numa infraestru­tura crítica”, colocando em risco a qualidade dos serviços de Internet.

INVESTIMEN­TO DAS OPERADORAS RONDA OS 50 MIL MILHÕES DE EUROS POR ANO

 ?? ?? Operadoras de telecomuni­cações dizem que precisam de financiame­nto
Operadoras de telecomuni­cações dizem que precisam de financiame­nto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal