Correio da Manha

Banco de Portugal está `de olho' na renegociaç­ão

CONTRIBUTO­S Banco de Portugal quer saber se renegociaç­ões no crédito à habitação se devem a regimes especiais ª PRAZO Entidade liderada por Mário Centeno faz duas alterações em apenas 15 dias

- Raquel Oliveira

O banco central quer saber que planos de ação para o risco de incumprime­nto são realizados pelas instituiçõ­es bancárias

O Banco de Portugal quer mais detalhe na informação que lhe é dada no âmbito da renegociaç­ão de créditos à habitação, tendo posto em discussão uma nova orientação. É a segunda alteração no espaço de pouco mais de duas semanas, mas segundo Natália Nunes, do Gabinete de Proteção Financeira da DECO, ainda “não é suficiente”, sobretudo quando a negociação é recusada.

Os bancos limitam-se a dizer aos consumidor­es que “não cumprem os critérios, sem concretiza­r porque recusam a renegociaç­ão do crédito à habitação”, explica ao CM Natália Nunes, consideran­do que seria útil aos clientes saber o porquê. Para a especialis­ta da DECO, que atende as famílias que não conseguem pagar todas as prestações dos créditos contraídos, seria importante que os bancos fossem obrigados a fundamenta­r a recusa pelo BdP, mas idealmente até deveria ficar consagrado na legislação publicada pelo Governo (decreto-lei n.º 80-A/2022, de 25 de novembro).

Entretanto, o BdP quer saber que Planos de Ação para o Risco de Incumprime­nto (PARI) são realizados pelos bancos e qual a fundamenta­ção legal, ou seja, se resultam de regimes especiais, como é o caso da renegociaç­ão ao abrigo da lei de novembro.

A entidade liderada por Mário Centeno já tinha, a 17 de janeiro, esclarecid­o que os contratos renegociad­os no âmbito do novo regime “não têm qualquer marcação específica na Central de Responsabi­lidades de Crédito que permita aos bancos a sua identifica­ção”, ou seja, não integram a chamada `lista negra' dos incumprido­res.

BANCOS DEVIAM TER DE JUSTIFICAR A RECUSA DE RENEGOCIAÇ­ÃO, DEFENDE DECO

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal