Correio da Manha

Tanques russos são atração em Kiev

TROFÉUS DE GUERRA Visitantes dizem com prazer que os veículos calcinados são a prova de que o exército russo “não é invencível”

- Pedro Mourinho Texto Imagem Enviados especiais em Kiev

u São três da tarde em Kiev. Na Praça de São Miguel das Cúpulas Douradas, mesmo junto ao mosteiro, é hora da missa de domingo, mas as dezenas de pessoas que começam a juntar-se no local vieram para ver outra coisa. Uma exposição composta por veículos de guerra russos.

São alguns dos troféus do exército ucraniano, dois ou três tanques, uma unidade de artilharia pesada, um carro de transporte de tropas e um míssil, que quase parece abandonado, em cima da calçada. Também há dois carros civis, um deles completame­nte calcinado, enquanto o outro, de cor verde, exibe buracos de balas. Não há veículos de combate ucranianos nesta espécie de mostra de despojos da guerra, e não podia haver porque o objetivo é aproximar a população da Ucrânia ao que os militares do seu país andam a fazer nas linhas da frente. Os visitantes gostam do que veem, entram nos veículos, tiram fotografia­s e é com prazer que nos dizem que estas “são as provas de que o exército russo não é invencível”.

Passado pouco tempo de lá estarmos, eis que chega um grande grupo de pessoas, turistas em Kiev, com um guia à cabeça que através de um altifalant­e lhes vai descrevend­o o que estão a ver. Por incrível que pareça, a guerra abriu um novo mercado turístico na capital ucraniana, o `war tourism' está em voga agora que a cidade ficou `apenas' à mercê dos mísseis de cruzeiro russos, e o cerco é uma ameaça do passado.

Quando estávamos quase a sair da praça, notámos que um grupo de meia dúzia de crianças se divertia como se os carros de combate fossem um parque infantil, mas a guerra, também para os mais novos, é uma coisa muito séria. Todos eles nos disseram que já ouviram explosões e viram a destruição que provoca, e a maioria conta-nos que perdeu alguém. Um tio, uma avó, um pai. Todos têm uma história triste para contar, e nitidament­e sofrem quando a contam.

CRIANÇAS DIVERTEM-SE COMO SE OS CARROS DE COMBATE FOSSEM UM PARQUE INFANTIL

 ?? ?? 1Crianças gostam de brincar nos destroços dos tanques russos
2Um míssil também faz parte da exposição
1Crianças gostam de brincar nos destroços dos tanques russos 2Um míssil também faz parte da exposição
 ?? ?? Nuno André Ferreira
Nuno André Ferreira
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal