Correio da Manha

VISITA BIDEN GARANTE APOIO “PELO TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO”

ARMAS Presidente dos EUA anunciou novo pacote de ajuda militar de 470 milhões de euros e discutiu medidas adicionais ª Visita estava a ser preparada em segredo há meses. Rússia foi avisada

- Ricardo Ramos SURPRESA

Joe Biden realizou ontem uma visita-surpresa a Kiev, dias antes do primeiro aniversári­o da invasão russa, para anunciar um novo pacote de ajuda militar de 470 milhões de euros e garantir a continuaçã­o do apoio dos Estados Unidos e do Ocidente à Ucrânia “pelo tempo que for necessário”. Caminhando lado a lado com Volodymyr Zelensky pelas ruas da capital ucraniana enquanto as sirenes de alerta antiaéreo soavam em fundo, o Presidente dos EUA lembrou que “a liberdade não tem preço” e garantiu que o Mundo “está ao lado da Ucrânia”.

“Quando Putin lançou a sua invasão, há quase um ano, julgou que a Ucrânia era fraca e o Ocidente ficaria dividido.

SIRENES DE ALERTA SOARAM QUANDO BIDEN E ZELENSKY PASSEAVAM PELAS RUAS DA CAPITAL

Estava completame­nte enganado”, disse Biden, que além de anunciar o novo pacote de ajuda militar, que inclui munições para o sistema de artilharia HIMARS e mísseis antitanque, discutiu com o homólogo ucraniano o envio de “outros sistemas de armamento” além dos já fornecidos, numa possível referência aos caças F-16 pedidos por Kiev. “Os resultados desta visita serão visíveis no campo de batalha e na libertação dos nossos território­s”, garantiu Zelensky, que descreveu a visita de Biden como “um importante sinal de apoio para todos os ucranianos”.

A visita, que decorreu sob fortes medidas de segurança, estava a ser preparada “há vários meses”, segundo a

Casa Branca, mas a decisão final só foi tomada na passada sexta-feira. Biden viajou para Varsóvia a bordo do Air Force One, seguindo-se uma viagem de comboio de 10 horas até Kiev. Os telemóveis dos dois únicos jornalista­s que acompanhar­am a comitiva foram apreendido­s para garantir o segredo, mas a Rússia foi avisada com antecedênc­ia para evitar possíveis incidentes.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Homenagem. Joe Biden e Volodymyr Zelensky puseram flores no Memorial dos Mártires da Ucrânia, que homenageia os militares mortos em combate no Leste do país desde 2014.
Homenagem. Joe Biden e Volodymyr Zelensky puseram flores no Memorial dos Mártires da Ucrânia, que homenageia os militares mortos em combate no Leste do país desde 2014.
 ?? ?? Visita de Biden
“é um importante sinal de apoio
a todos os ucranianos”, disse Zelensky
Visita de Biden “é um importante sinal de apoio a todos os ucranianos”, disse Zelensky

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal