Correio da Manha

Desemprego registado sobe há seis meses

EVOLUÇÃO Número total de inscritos nos centros de emprego é mais baixo do que há um ano, mas está a crescer desde o verão de 2022 ª SUBIDA Mais 15 mil inscritos no final de janeiro último face a dezembro

- João Maltez

O número de novos inscritos nos centros do Instituto de Emprego e Formação Profission­al (IEFP) voltou a subir em janeiro, pelo sexto mês consecutiv­o, registando um cresciment­o de 4,9% face a dezembro de 2022, segundo os dados oficiais divulgados ontem por esta entidade pública.

No final de janeiro havia mais de 322 mil desemprega­dos inscritos nos centros de emprego de todo o País, um acréscimo superior a 15 mil face aos valores do final do ano passado, ainda de acordo com os dados disponibil­izados pelo IEFP.

O conjunto dos inscritos no final de janeiro ficou, ainda assim, abaixo do valor registado há um ano (-9,5%), mas os dados do instituto de emprego do início de 2023 mostram uma tendência de aumento do desemprego registado. Tal sucede desde o final do verão de 2022, o que é explicado, em parte, pelo fenómeno da sazonalida­de associada ao setor do turismo.

Comparando com o final do mês de julho de 2022, o total de inscritos em janeiro último aumentou 44 620, uma subida de 16%, de acordo com os números oficiais agora divulgados.

Por setores, em janeiro, as atividades do imobiliári­o somaram mais 4579 desemprega­dos (subida de 5,6%), face ao mês anterior. O comércio também registou mais 2157 inscritos (8,5%), e o turismo mais 1496 desemprega­dos (4,9%).

Relativame­nte ao desemprego jovem, a subida em janeiro face a dezembro foi de 9,2%. O número de inscritos com menos de 25 anos atingiu no final do mês passado um total de 35 397.

DESEMPREGO JOVEM REGISTADO NO IEFP SUBIU 9,2% EM JANEIRO, FACE AO MÊS ANTERIOR

 ?? ?? No final de janeiro havia mais de 322 mil desemprega­dos inscritos nos centros de emprego de todo o País
No final de janeiro havia mais de 322 mil desemprega­dos inscritos nos centros de emprego de todo o País

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal