Correio da Manha

Redação pede arquivamen­to de processos disciplina­res

REUNIÃO Direção de Informação pressionad­a para suspender os inquéritos a Inês Gonçalves e Hugo Cadete ª POLÉMICA Novo Conselho de Redação preocupado com “imagem negativa que o caso reflete”

- Sónia Dias

Numa reunião recente com o diretor de Informação (DI) da RTP, António José Teixeira, o Conselho de Redação (CR) da estação pública exigiu o arquivamen­to dos processos disciplina­res instaurado­s aos jornalista­s Inês Gonçalves e Hugo Cadete. Ao mesmo tempo afirmou que estes casos não dignificam a empresa nem o trabalho jornalísti­co. “É urgente que situações como estas não se repitam, com jornalista­s da

RTP a serem acusados sem provas e sem testemunha­s”, pode ler-se na ata da reunião, a que o CM teve acesso.

Os membros eleitos disseram ainda não compreende­r como é que a DI permitiu que estes processos avançassem “desta forma pouco clara” e porque não quer prestar “mais esclarecim­entos”. Questionad­o sobre como foi possível deixar o caso chegar a “este ponto” e se estaria preocupado com “a imagem negativa que este caso reflete”, assim como com “as condurante sequências e mal-estar que provoca na redação”, António José Teixeira recusou-se a dizer mais do que aquilo que já tinha dito nas reuniões anteriores e sublinhou que “os processos não são geridos pela DI”, sendo imediatame­nte confrontad­o com as declaraçõe­s de Nicolau Santos no Parlamento. Recorde-se que, uma audição do Conselho de Administra­ção (CA) da RTP, o presidente garantiu que foi a DI que solicitou ao CA para instaurar os referidos inquéritos.

O processo disciplina­r a Inês Gonçalves (pivô da RTP3), recorde-se, foi motivado pela sua participaç­ão numa gala da Associação Futebol do Porto, enquanto apresentad­ora, sem o conhecimen­to do canal. Já Hugo Cadete foi acusado de “olhar fixamente para um superior hierárquic­o”.

NICOLAU SANTOS DISSE QUE FOI A DIREÇÃO DE INFORMAÇÃO QUE SOLICITOU INQUÉRITOS

 ?? ?? Processos disciplina­res a jornalista­s continuam a dar que falar
Processos disciplina­res a jornalista­s continuam a dar que falar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal