Correio da Manha

EX-DIRETOR DO BENFICA CONDENADO POR CORRUPÇÃO

SENTENÇA Paulo Gonçalves condenado a dois anos e meio de prisão suspensa por ter aliciado o funcionári­o judicial José Augusto Silva (cinco anos de prisão suspensa) ª INFORMAÇÃO Antigo assessor jurídico no consulado de Luís Filipe Vieira teve acesso ilegal

- João Moniz

A oferta de bilhetes para jogos na Luz e noutros estádios a um funcionári­o judicial que, em troca, forneceu informaçõe­s em segredo de justiça de vários processos em investigaç­ão levou à condenação de Paulo Gonçalves por corrupção ativa. O ex-assessor jurídico do Benfica, que era equiparado “a um diretor de primeira linha”, foi punido a dois anos e meio de prisão, com pena suspensa por igual período. Já José Augusto Silva, o funcionári­o judicial que atuou como toupeira, foi condenado a cinco anos de prisão, igualmente suspensa, devido a vários crimes (ver Pormenores), entre eles corrupção passiva.

As três juízas considerar­am que “Paulo Gonçalves agiu com consciênci­a da ilicitude da sua conduta”, porque “bem sabia que ao criar condições para que o arguido José Augusto Silva pudesse assistir aos jogos de Benfica que pretendess­e, numa bancada à qual por si só não tinha acesso, com outro tipo de benefícios associados, que o arguido

José Augusto também não teria não fora esta relação, o deixava permeável a qualquer pedido que lhe fizesse e particular­mente que pudesse ser entendido como algo benéfico para o clube do qual era um adepto fanático”.

Mais, é dado como provado que as centenas de acessos de Augusto Silva visavam dar a Paulo Gonçalves “conhecimen­to dos factos, utilizar a informação contra outros clubes rivais ou em benefício do Benfica”. Ainda assim, em nenhum momento do processo ficou demonstrad­o que a administra­ção encarnada ou o seu presidente na altura, Luís Filipe Vieira, tenham tido participaç­ão ativa no esquema montado.

Júlio Loureiro, o outro funcionári­o judicial que era acusado de corrupção passiva, foi ilibado.

 ?? ?? 1Paulo Gonçalves esteve no Benfica entre 2006 e 2018 2 José Augusto Silva é funcionári­o
judicial
1Paulo Gonçalves esteve no Benfica entre 2006 e 2018 2 José Augusto Silva é funcionári­o judicial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal