Correio da Manha

Europa aperta cerco ao TikTok

DECISÃO Bruxelas proíbe uso da aplicação chinesa em smartphone­s e outros dispositiv­os oficiais de serviço ª PRAZO Funcionári­os têm até 15 de março para acatar ordem e apagar esta plataforma

- Vanessa Fidalgo

u A Comissão Europeia proibiu ontem a utilização da rede social chinesa TikTok em todos os smartphone­s e dispositiv­os oficiais de serviço, por razões de segurança interna. Os funcionári­os têm até ao dia 15 de março para apagar a aplicação.

A imposição de Bruxelas acontece depois de o Senado norte-americano ter aprovado a proibição do TikTok (que é detido pela empresa chinesa ByteDance) nos dispositiv­os federais nos EUA. As Forças

Armadas americanas também baniram o aplicativo nos dispositiv­os militares. Os especialis­tas em cibersegur­ança temem que o Governo de Pequim esteja a aceder a informação sensível através da aplicação e a usá-la para espalhar propaganda, compromete­ndo a segurança dos EUA e da Europa.

Mas o TikTok está em contracorr­ente: este mês anunciou que irá continuar a investir no Velho Continente “para apoiar” uma comunidade com mais de 150 milhões de utilizador­es, através da implantaçã­o de um novo centro de dados na Irlanda. O TikTok estará ainda em conversaçõ­es para estabelece­r um terceiro centro de dados na Europa, já que “os dados dos utilizador­es de TikTok europeus começarão a migrar este ano, continuand­o em 2024”. Portugal pode ser um dos destinos. Em meados de janeiro, o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, já tinha advertido o conselheir­o delegado do TikTok, Shou Zi Chew, para respeitar a norma europeia de proteção de dados, consideran­do não ser admissível que, por trás de um “ambiente aparenteme­nte divertido e inofensivo, possa haver acesso a conteúdo perigoso e que coloque em risco a vida dos utilizador­es”.

No ano passado, a `Forbes' denunciou casos de espionagem a jornalista­s através do TikTok, com recurso a dados de localizaçã­o.

ESPECIALIS­TAS EM SEGURANÇA TEMEM QUE GOVERNO CHINÊS ACEDA A INFORMAÇÃO SENSÍVEL

 ?? ?? Depois dos EUA, é agora
a vez da Europa tomar medidas em relação ao
TikTok
Depois dos EUA, é agora a vez da Europa tomar medidas em relação ao TikTok

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal