Correio da Manha

Albuquerqu­e exonerado permanece em gestão

DESPACHO Depois de dois pedidos de demissão, o representa­nte da República afastou o chefe do Governo Regional ª EXPECTATIV­A Assembleia Legislativ­a continua a reunir em plenitude de funções, mas já não discute o Orçamento para este ano

- Miguel Alexandre Ganhão /Débora Carvalho

u Pediu a demissão, duas vezes, foi ontem exonerado, mas continua à frente do Governo Regional da Madeira, agora em gestão. Miguel Albuquerqu­e, que é arguido no processo que investiga a corrupção na Madeira, admitiu ontem que “é possível que seja o fim da minha vida política ativa”, mas vai permanecer à frente do executivo madeirense até ser escolhido um substituto ou marcadas novas eleições.

Entretanto, a Assembleia Legislativ­a, que continua em plenitude de funções, decidiu cancelar o debate do Orçamento e do plano de investimen­tos para a região que se iria realizar esta semana. Também o Partido

Socialista (PS) e o Chega decidiram retirar as moções de censura ao Governo, uma vez que o decreto de exoneração foi publicado ontem.

“Fico num Governo de gestão enquanto não houver substituiç­ão do presidente do Governo”, referiu Albuquerqu­e, que continua a defender que a maioria parlamenta­r que suporta o executivo (PSD, CDS-PP e PAN)

MARCELO NÃO

PODE DISSOLVER A ASSEMBLEIA LEGISLATIV­A REGIONAL

tem legitimida­de para apoiar um novo Governo e um novo Orçamento Regional, evitando eleições antecipada­s.

O líder demissioná­rio do Governo esclareceu que não falou, nem tem de falar, com o

Presidente da República, reiterando que, neste momento, Marcelo Rebelo de Sousa “não tem qualquer possibilid­ade, no quadro legal constituci­onal, de dissolver a Assembleia, nem faz soluções a deferido, porque isso não existe”. “Nós temos que lidar com a realidade. Existe um quadro jurídico-legal num Estado de direito democrátic­o que encontra soluções”, concluiu.

 ?? ?? Irineu Barreto
(à esq.), exonerou
Miguel Albuquerqu­e
do Governo
Irineu Barreto (à esq.), exonerou Miguel Albuquerqu­e do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal