Correio da Manha

Escária declara 80 mil euros para escapar a fraude fiscal

Antigo chefe de gabinete do primeiro-ministro espera que declaração faça cair crime de fraude fiscal

- João Maltez

antigo chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, vai declarar em sede de IRS 80 mil euros para `legitimar' o dinheiro que lhe foi apreendido nas buscas realizadas, no Palácio de S. Bento, residência oficial do primeiro-ministro, no âmbito da `Operação Influencer', em novembro do ano passado. A ideia é escapar à suspeita do crime de fraude fiscal.

A informação foi avançada pelo advogado de Vítor Escária, Tiago Rodrigues Bastos, em entrevista ao `Observador'. Segundo o jornal online, o advogado indicou que o seu cliente “já declarou ao Fisco o valor que auferiu no ano fiscal de 2022”, “retificand­o a sua declaração de IRS” num valor de 40 mil euros” e irá declarar outros 40 mil euros no IRS de 2023.

O antigo chefe de gabinete de Costa afirmou ter recebido 80 mil euros em serviços de consultado­ria, sendo que a soma encontrada nas buscas,

alegadamen­te dentro de livros e de caixas de vinho, foi de 75 800 euros.

Tiago Rodrigues Bastos adiantou que, em seu entender, a retificaçã­o da declaração de IRS de 2022 e a declaração do restante valor relativo a rendimento­s de 2023 irão afastar a investigaç­ão de crime de fraude fiscal.

Vítor Escária foi constituíd­o arguido por suspeitas de práticas de fraude fiscal, tráfico de influência­s e dois crimes de prevaricaç­ão, no âmbito dos processos de exploração de lítio, em Montalegre e Boticas; produção de energia a partir de hidrogénio, em Sines, e construção de um centro de dados, na mesma localidade.

ESCÁRIA É SUSPEITO DE FRAUDE FISCAL, TRÁFICO DE INFLUÊNCIA­S E DE PREVARICAÇ­ÃO

 ?? ?? 1Vítor Escária esteve detido para interrogat­ório 2António Costa demitiu-se após investigaç­ão
1Vítor Escária esteve detido para interrogat­ório 2António Costa demitiu-se após investigaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal