Correio da Manha

Reembolsos médios do IRS não chegam a 1000 €

OPOSIÇÃO Diz que, em duas semanas, o Executivo já perdeu a credibilid­ade ª GOVERNO Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamenta­res, afirma: “Não nos enganámos, nem enganámos os portuguese­s”

- Diogo Carreira /Miguel Alexandre Ganhão

u Passados 18 dias sobre o início da campanha do IRS 2024, mais de dois milhões de contribuin­tes já entregaram a declaração de rendimento­s, mas apenas existem reembolsos emitidos para 205 mil no valor total de 21,7 milhões de euros. A verdade é que, até agora, o valor médio de reembolso por contribuin­te não chega a mil euros (867 euros).

As Finanças dizem que o prazo médio do reembolso está a ser de 12,8 dias.

Ontem, o IRS esteve em debate no Parlamento. “Este é um Governo que menos de duas semanas depois de tomar posse já perdeu a credibilid­ade e minou a confiança para com os portuguese­s”, considerou Alexandra Leitão (PS), que acusou o Governo de ter criado um “embuste” com a descida do IRS. “Em política, como na vida, é tão grave mentir como deixar que a falsidade se instale”, rematou a deputada.

Pelo lado do Governo, coube ao ministro dos Assuntos Parlamenta­res representa­r o Executivo (Cláudia Duarte, secretária de Estado dos Assuntos Fiscais ficou em silêncio). “Os portuguese­s terão, em muitos casos, a segunda descida do IRS no mesmo ano”, defendeu Pedro Duarte, consideran­do que o primeiro-ministro foi “cristalino”. “Não nos enganámos, nem enganámos os portuguese­s”, rematou. Para já o Governo mantém em segredo a proposta concreta, que será apresentad­a amanhã.

À direita, André Ventura considera que a descida anunciada é pouca. “Ou vêm dizer hoje que agora é assim, mas para o ano é que é” ou então a redução fiscal “se não é um embuste, é uma meia verdade”, acrescento­u. A Iniciativa Liberal (IL) insiste que “este corte de impostos é insuficien­te” e “que lhe falta ambição”, com Rui Rocha a dizer que “não é a forma correta de fazer as coisas”.

Mariana Mortágua considerou que o anúncio da baixa de apenas 200 milhões de euros é “um exercício de manipulaçã­o” e “um insulto”. A coordenado­ra do Bloco de Esquerda acrescenta que foi mesmo “uma mentira que não podia ser sustentáve­l, mas que o Governo usou para ganhar eleições”. O PCP diz que a mexida do IRS é uma “forma de perpetuar os baixos salários” e que o Governo quer transferir o dinheiro “que é necessário para o SNS” para as grandes empresas.

FINANÇAS DIZEM QUE ESTÃO A DEVOLVER O IMPOSTO PAGO A MAIS EM 12,8 DIAS

 ?? Leitão ?? 1Pedro Duarte
e Cláudia Reis Duarte 2Alexandra
Leitão 1Pedro Duarte e Cláudia Reis Duarte 2Alexandra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal