Correio da Manhã Weekend

Câmaras ficaram com 93% do imposto na venda de casas

CRESCIMENT­O r Receita aumentou 32% face a 2016, num total de 844 milhões de euros

-

As autarquias são quem mais ganha com o Imposto Municipal sobre as Transmissõ­es Onerosas de Imóveis (IMT). No ano passado ficaram com a quase totalidade dos 905 milhões de euros alcançados: 93% da receita, ou seja, 844 milhões. Face a 2016, foram mais 32% de verba a entrar nas contas dos municípios.

Trata-se do valor mais alto dos últimos cinco anos, segundo os dados disponibil­izados pela Autoridade Tributária e Aduaneira. Ao longo deste período, o peso do IMT entregue às autarquias tem-se mantido relativame­nte estável, variando entre os 80% em 2013 e os 96% no ano seguinte.

A variação anual do anos de 2016 para 2017, de 32%, foi ain- da a mais forte a registar-se nos últimos cinco anos, apesar de o indicador estar a crescer há dois dígitos desde 2014.

“Os municípios têm sido bafejados com grande fôlego financeiro decorrente desses dois impostos municipais”, afirma ao Correio da Manhã o fiscalista Rogério Ferreira Fernandes, que recorda também o facto de a reavaliaçã­o de imóveis realizada no período da troika ter “aumentado exponencia­lmente” o valor arrecadado e mIMI. E frisa que, apesar deste encaixe superior para os municípios, “isso não implicou uma alteração correspond­ente ao nível das taxas” aplicadas. As câmaras receberam 1492 milhões de euros em IMI em 2017.

FISCALISTA LEMBRA QUE TAMBÉM O IMI SUBIU À CONTA DA REAVALIAÇíO

 ??  ?? Fisco transfere a quase totalidade do valor cobrado em IMT para os municípios
Fisco transfere a quase totalidade do valor cobrado em IMT para os municípios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal