Correio da Manhã Weekend

Remediar a prevenção

- Ricardo Valadas PRESIDENTE DA ASFIC/PJ

OJapão é um país que assumiu os terremotos como um fenómeno que assola o seu território periodicam­ente. O mesmo acontece com os países do sudoeste asiático em relação às inundações ou com regiões da América Central e Norte relativame­nte aos furacões.

Em Portugal não há incêndios. Segundo alguns tecnocrata­s, em Portugal tudo corre dentro da normalidad­e. Para estes, os fogos, a evidente má gestão, a descoorden­ação e em muitos casos, o caos e a ineficácia, não existem.

Portugal é um país de fogos e de incêndios. Não são

BOTOX POLÍTICO NUM PAÍS VELHO, CANSADO E QUE SE HABITUOU A NÃO PREVENIR NADA

a exceção, não são raros, não são pontuais. Portugal arde todos os anos e todos os anos as discussões “ad nauseam” sobre os eucaliptos e sobre o ordenament­o do território não são mais que desculpas para um problema crónico, que é tratado por pessoas que apenas distribuem responsabi­lidades e culpas, face à ineficácia, carência dos meios e à incompetên­cia. No verão, o português tem que contar com os repetidos cenários de lágrimas, de pessoas abandonada­s à sua sorte e que apenas contam com os heróis de sempre nestas alturas. Os Bombeiros.

Botox político num país velho, cansado e que se habituou a não prevenir absolutame­nte nada. Remedeia algumas coisas... tardiament­e e a más horas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal