Correio da Manhã Weekend

Visitas mais curtas devido a bactéria

CASO r Bactéria multirresi­stente obrigou ao isolamento de 26 doentes

- JOSÉ EDUARDO CAÇÃO

BACTÉRIA PODE ORIGINAR PROBLEMAS COMO PNEUMONIA OU MENINGITE

Uma bactéria multirresi­stente obrigou ao isolamento de 26 doentes que estavam internados no Hospital Padre Américo, em Penafiel. A Klebsiella Pneumoniae Carbapenem­ase (KPC) afeta essencialm­ente pessoas debilitada­s e pode originar graves problemas de saúde, como pneumonia ou meningite. Visitas mais curtas a estes doentes e rastreios são algumas das medidas de prevenção decididas pelo hospital.

A direção da unidade hospitalar garantiu ontem que não há caso para alarme e que a situação está a ser devidament­e controlada. “Foram identifica­dos 26 casos, sendo na sua maioria portadores. Enc o nt r a m- s e todos em isolamento. Só uma minoria é infetada e, nesses, a infeção em si não é grave”, garantiu, em comunicado, o conselho de administra­ção do Cen-

tro Hospitalar do Tâmega e Sousa, ao qual pertence a unidade de Penafiel.

Segundo o centro hospitalar, “nenhum profission­al de saúde do hospital ficou infetado e a p o p ulaç ão em geral não corre riscos”. Os responsáve­is garantem ainda que “estão a ser seguidas todas as recomendaç­ões da Direção-Geral de Saúde” para lidar com estes casos.

 ??  ?? Hospital Padre Américo, em Penafiel, diz que a situação está controlada
Hospital Padre Américo, em Penafiel, diz que a situação está controlada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal