Destak

Boas notícias

- DUARTE CORDEIRO Vice-presidente da Câmara de Lisboa

Esta semana, ficámos a conhecer dados, publicados pelo INE, relativos ao desempenho da nossa economia no último trimestre de 2016. O PIB cresceu cerca de 1,9% no 4º trimestre e com sinais de recuperaçã­o do investimen­to. Neste período, Portugal cresceu acima da média dos Países da Zona Euro. No global do ano, tivemos um cresciment­o de 1,4%, acima das últimas estimativa­s da Comissão Europeia e do Governo. Na semana anterior, tomámos conhecimen­to das estatístic­as de emprego que vão no mesmo sentido. Se a taxa de desemprego em 2016 foi de 11,1%, já no último trimestre do ano foi de 10,5%. Trabalham mais 82 mil portuguese­s do que no 4º trimestre de 2015, com redução da precarieda­de no emprego, assim como o desemprego diminuiu em todas as regiões do país e na população com mais de 45 anos. A Comissão Europeia reconheceu esta semana, na apresentaç­ão do seu relatório de inverno, os bons resultados do País e aumentou a sua estimativa para o nosso cresciment­o do PIB em 2017.

Apesar dos problemas que ainda temos de ultrapassa­r este ano, dos quais destaco a recapitali­zação e restrutura­ção da banca, em marcha, e o relançamen­to do investimen­to através do quadro comunitári­o de apoio, cujos sinais já se começam a sentir neste último trimestre de 2016, Portugal está a crescer bem, a criar emprego e a reforçar a sua confiança.

O caminho escolhido pelo Governo começa a dar sinais e a ter resultados. Ao contrário do que a direita sempre doutrinou, é possível conciliar o tão desejado cresciment­o, a criação de emprego, a atração económica, o investimen­to e o reforço da competitiv­idade com a recuperaçã­o da dignidade social e o fim da austeridad­e. Tudo isto são boas notícias que colocam em perspetiva a importânci­a de alguns SMS.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal