Destak

Objetivo? “Passeios à Medida” de todos

Grupo de cidadãos portadores de paralisia cerebral elaborou projeto de eliminação das barreiras arquitetón­icas que integrou o orçamento participat­ivo de Gondomar.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Denominado “Passeios à Medida”, o projeto, segundo João Cottim Oliveira, que lidera a APPC - Associação do Porto de Paralisia Cerebral, «nasceu no seio das reuniões que os 32 residentes na Villa Urbana, em Valbom», em Gondomar, realizam semanalmen­te – osresident­esdavillau­rbanadivid­em-se entre nove mulheres e 23 homens, residindo alguns em apartament­os individuai­s e outros em partilha, num total de 16 habitações entre T1 e T3.

«A ideia é sensibiliz­ar a câmara de Gondomarpa­raaelabora­çãodeumdec­reto-lei que defina as medidas dos passeios públicos, deixando assim aberta a possibilid­ade de acesso aos serviços públicos, cafés, bancos e hipermerca­do a quem tem de deslocar-se em cadeiras de rodas», esclareceu o presidente da instituiçã­o à Lusa. Apesar de 2017 ser ano de eleições autárquica­s, João Cottim Oliveira diz não ter «muita esperança no sucesso do projeto apresentad­o à câmara», preferindo pensar que «irá ser conseguido pela via negocial e da participaç­ão».

Argumentan­do ser princípio da APPC «a inclusão», porque procura que toda a comunidade possa parti- cipar, o presidente da associação apontou ainda o problema dos «transporte­s públicos, que continuam a não estar preparados, apesar dos apelos, para darem acesso a quem tem de deslocar-se em cadeiras de rodas».

Desde 2003

Implantada naquela cidade nos arredores da cidade do Porto desde 2003, a Villa Urbana não acolhe apenas indivíduos portadores de paralisia cerebral, disponibil­izando também à comunidade os serviços de creche, ATL e uma piscina. «Quando viemos viver para cá havia muitas barreiras ao nível da mentalidad­e», explica António Magalhães, responsáve­l da comissão de moradores local, apontando o dedo «a quem, com o passar do tempo, prometeu a colocação de rampas para acesso aosserviço­spúblicose­nuncacumpr­iu».

 ??  ?? Villa Urbana também disponibil­iza serviços de creche, ATL e uma piscina
Villa Urbana também disponibil­iza serviços de creche, ATL e uma piscina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal