Destak

Invicta de novo na ‘corrida’ à EMA

Câmara Municipal do Porto aceitou integrar a comissão nacional de candidatur­a de Portugal à Agência Europeia do Medicament­o (EMA), foi ontem anunciado.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Numa carta enviada pelo presidente da Câmara do Porto a todos os vereadores, a que a Lusa teve ontem acesso, o autarca Rui Moreira afirma ter aceitado «a proposta reformulad­a» pelo Governo que prevê a integração do Porto na Comissão Nacional, a quem caberá agora preparar a candidatur­a de Portugal para acolher a EMA (na sigla inglesa). A autarquia portuense nomeou para essa missão Eurico Castro Alves e o vereador Ricardo Valente.

Na carta, o autarca independen­te afirma que levará esta sua decisão à próxima reunião do executivo «para ratificaçã­o política», adiantando considerar desnecessá­ria a criação de um grupo de trabalho no Porto para preparar um dossiê de candidatur­a, tal como foi proposto pelos vereadores socialista­s e votado por unanimidad­e, na última reunião camarária.

Comissão de todos

Para Moreira, «o que a cidade do Porto conseguiu garantir junto do senhor ministro da Saúde e do senhor primeiro-ministro (...) é bem mais» do que «a produção de um dossiê a entregar ao Governo, promovendo o diálogo, a fim de integrar o Porto na Comissão de Candidatur­a», pois «é já a própria inclusão do Porto numa comissão nacio- nal, que assim deixa de ser a comissão da cidade de Lisboa» – na carta, o presidente da câmara agradece ainda «o contributo» que «todas as forças políticas e a sociedade civil do Porto deram para que a decisão inicial do Governo pudesse ser revertida».

De relembrar que, na semana passada, o Governo decidiu reabrir o polémico processo de candidatur­a de Portugal a acolher a EMA para incluir também a cidade do Porto.

 ??  ?? Moreira destaca que a sua pretensão é que «Portugal apresente a melhor candidatur­a possível» para que a EMA fique por cá
Moreira destaca que a sua pretensão é que «Portugal apresente a melhor candidatur­a possível» para que a EMA fique por cá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal