Destak

Hoje celebra-se a noite mais longa!

Hoje todos os caminhos vão dar ao Porto para os festejos de mais uma noite de São João, indiscutiv­elmente o ponto alto dos Santos Populares a Norte.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

No São João do Porto a tradição ainda é o que era. Assim, na noite de hoje, a mais longa do ano, martelos, alho-porro, manjericos, sardinhas ou broa são coisas que não vão faltar – lançar balões de São João é proibido e vale multa até €5000 por pessoa. Não vai faltar muita música, animação e fogo de artifício, os ingredient­es necessário­s para uma noite inesquecív­el. Como sempre, o eixo entre os Aliados-baixa-ribeira serve como ponto nevrálgico dos festejos, que duram até de manhã, sendo certo que a festa se espalha um pouco por toda a cidade do Porto com arraiais e bailaricos nos bairros mais tradiciona­is como Miragaia, Fontainhas, Ribeira, Massarelos entre outros, sem esquecer o famoso fogo de artifício que é lançado à meia-noite em pleno rio Douro.

Muita música, pouco trânsito

Como tem acontecido nos últimos anos, um dos destaques da noite de São João será os Concertos na Avenida, dos Aliados, iniciativa que este ano apresenta um cartaz recheado do pop/rock portuense: Trabalhado­res do Comércio (22h); Táxi (23h30); e GNR & Convidados(1h).jádurantea­noite,nomescomo Toy, Rui Bandeira, Bandalusa e Diapasão vão tocar música popular nos palcos espalhados pela cidade.

Para ajudar à festa, e para que tudo corra pelo melhor, a Câmara Municipal do Porto informou que a circulação ao longo da marginal do rio Douro vai estar hoje cortada ao trânsito partir das 20h devido às celebraçõe­s – a câmara informa também que a partir das 18h o tabuleiro inferior da Ponte Luís I vai ser encerrado ao trânsito. Assim, a recomendaç­ão é para o uso de transporte­s públicos, sendo certo que as linhas do Metro do Porto vão funcionar 24 horas, sem interrupçã­o, com exceção para a Linha Violeta.

Quanto ao fim de festa, já de manhã, esse, como manda a tradição, faz-se com um refrescant­e mergulho na Foz. Imperdível.

 ??  ?? Proteção Civil do Porto pediu «tolerância zero» face a quem decida lançar balões
Proteção Civil do Porto pediu «tolerância zero» face a quem decida lançar balões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal