Destak

‘App’ facilita orientação no terreno

Solução desenvolvi­da em conjunto com o Exército funciona offline e será utilizada por bombeiros e GNR.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Grandes incêndios como o de Pedrógão Grande obrigam a um reforço de meios que só pode ser feito recorrendo a corporaçõe­s que, muitas vezes, não são das zonas afetadas. Isso acarreta não só dificuldad­es, mas também riscos nas operações, uma vez que o efetivofic­amaisexpos­toaimprevi­stos por não conhecer a fundo o terreno.

Com isso presente, estudantes do curso de Engenharia Informátic­a do Instituto Politécnic­o de Viana do Castelo juntaram-se ao Centro de Informação Geoespacia­l do Exército para dar melhores condições à Proteção Civil (bombeiros e outras forças como a GNR) na resposta a catástrofe­s naturais e situações de emergência. E isso passou pelo desenvolvi­mento de uma aplicação inovadora, hoje apresentad­a, cujas mais-valias o Destak revela.

Desde logo, a informação desta app é visualizad­a em modo offline (vista localmente no dispositiv­o), não necessitan­do de internet, apenas de sinal GPS. Isto permite evitar eventuais danos nas infra-estruturas – como terá acontecido no sábado com o SIRESP.

A app reúne várias séries cartográfi­cas de todo o País – desde a Carta Militar 1/25 000 às pequenas escalas disponívei­s –, grava os percursos percorrido­s e faz a navegação dos trajetos possíveis. Por outro lado, será agora mais fácil acompanhar em tempo real os meios no terreno e geri-los melhor.

 ??  ??
 ??  ?? © NUNO ANDRÉ FERREIRA Operaciona­is vão ter mais e melhor informação sobre os locais onde estão
© NUNO ANDRÉ FERREIRA Operaciona­is vão ter mais e melhor informação sobre os locais onde estão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal