Destak

Proprietár­ios de locais em risco identifica­dos

Ordem dos Solicitado­res e dos Agentes de Execução (OSAE) ajuda a definir quem são os donos dos terrenos.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Édos principais entraves à prevenção dos incêndios florestais: a não identifica­ção dos donos dos terrenos impede a limpeza adequada do território. Foi para lutar contra este problema que a OSAE e a Câmara de Viana do Castelo assinaram um protocolo.

O organismo que representa solicitado­res e agentes de execução vai identifica­r terrenos florestais nas freguesias de risco deste concelho. Isto além de locais de fuga, aceiros e tanques de água. O objetivo deste projeto-piloto é avalizar a viabilidad­e de, a nível nacional, fazer o «levantamen­to de edi- fícios e propriedad­es em área ardida ou em especial risco, de modo a prevenir incêndios, sobretudo em zonas florestais», foi explicado ao Destak.

Para isso, a OSAE vai usar o seu sistema de identifica­ção e delimitaçã­o precisa de propriedad­es. Com o Geopredial, disponível em todo o País, pretende-se «promover a identifica­ção dos proprietár­ios».

Levantamen­to dos cidadãos

Permitir a qualquer pessoa enviar à sua junta de freguesia fotos de locais potencialm­ente perigosos. Foi esta a ideia dos criadores da aplicação “Juntar a Junta”, que alargaram o conceito inicial da iniciativa lançada inicialmen­te em Braga e Guimarães, com boa recetivida­de. Assim, pretende-se facilitar o levantamen­to das áreas que precisam de ser intervenci­onadas.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Sistema também identifica pontos úteis como locais de fuga e aceiros
Sistema também identifica pontos úteis como locais de fuga e aceiros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal